segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

AQUI "NO PASA NADA", INFELIZMENTE. NEM HOJE!

Por esta notícia ficamos a saber que A freguesia de Santo Aleixo da Restauração vai acolher, uma vez mais, as comemorações do 1º de Dezembro, data que assinala a vitória portuguesa nas guerras da restauração da independência.

O Programa das Festas pode ser consultado no site indicado.

Por cá, num fim-de-semana prolongado em que se poderia atrair alguns milhares de visitantes em trânsito entre Lisboa e Algarve, entre Lisboa e Espanha, ou mesmo em alternativa ao turismo de neve, continuamos como se nada tivesse ocorrido nos de relevante alguma vez por estas bandas.

A mais importante vila de Portugal na histórica data da restauração da independência nacional, em honra da qual Portugal reconheceu 2 alusões comemorativas de dimensão nacional com apenas 1 semana de distância, continua hoje amorfa perante a história, como um museu inerte, à espera do mesmo destino que aos museus tem sido dado: diminuição do número de visitantes e consequente definhamento.

O que falta? Iniciativa de recriação histórica, de animação cultural dos monumentos, de recomposição de marcantes momentos de dimensão nacional que por aqui se originaram ou consolidaram.

O capital histórico e religioso de Vila Viçosa está por explorar, quase virgem mesmo, em matéria de potencial de animação cultural conjugada e associada à dimensão monumental que a mesma vila possui.

A dimensão histórico-cultural-monumental-religiosa da que já foi considerada a Princesa do Alentejo, mas com potencial de aspiração a verdadeira Rainha do Alentejo, está em decadência, mais acentuada a cada dia que passa, vai para 12 anos, por inércia da CDU.

Sejamos justos: nunca se viu tão miserável actividade cultural na gestão autárquica de Vila Viçosa como nos últimos 12 anos. CONFRANGEDOR para uma das localidades com maior potencial cultural, religioso e turístico no Alentejo e em Portugal que merecia melhor sorte e atenção.

Só para tomar como exemplo o dia de hoje (mas também poderia ser o próximo 8 de Dezembro) está por explorar todo um Marketing da Restauração que, por iniciativa municipal, pudesse animar historico-culturalmente a vila, envolvendo os seus habitantes e entidades da sociedade civil (Fundação Casa de Bragança, Arquidiocese de Évora, grupos teratrais e artísticos, etc.) na actividade de acolhimento a visitantes que aqui poderiam assistir a feiras, torneios, e eventos medievais promotores da valorização turística de Vila Viçosa como destino turístico a posicionar em mercados de referência do turismo cultural.

Este tipo de Marketing Territorial do concelho, aproveitando o seu potencial único em todo o Alentejo e, neste caso, em Portugal (porque o 1 e o 8 de Dezembro são feriados nacionais associados a Vila Viçosa), tem uma margem de expansão enorme, desde logo pelo que encerra de revitalização do orgulho nacional de recuperação da nacionalidade e pela restituição do orgulho local da importância de Vila Viçosa à data, que a partir de então veio sempre decaindo.

A identidade calipolense agradeceria pelo que daí colheria em matéria de revitalização e consolidação, o que é sempre importante, quando não mesmo determinante para a construção dos destinos das comunidades locais.

Que melhores datas para restituir aos calipolenses e com eles, a importância de Vila Viçosa na construção de uma nação, desconhecida por muitos jovens estudantes por esse país fora?

Havendo tão poucas iniciativas de comemoração do 1.º de Dezembro por esse país fora, não pode Vila Viçosa desperdiçar esse vazio de alusão histórica no qual não só tem uma elevada quota parte de responsabilidade como condições ímpares de potenciação turística. Resta saber se tal inércia é por cansaço, ou por inépcia, do executivo municipal CDU.

Muitos têm vindo a destacar nos últimos anos, na sequência do aprofundamento da globalização e do processo de integração europeia, a necessidade de intensificação da afirmação nacional, o que configura ao poder político nacional e local um dever acrescido para com aqueles que, ao longo de quase 900 anos, se bateram por um país independente.

Cabe ao poder local e neste caso aos órgãos autárquicos de Vila Viçosa uma boa parte da responsabilidade de manter viva a data da RESTAURAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DE PORTUGAL, através da margem de manobra de que dispõe para o efeito, onde cabe claramente a organização e promoção de eventos que estimulem a participação popular e institucional de uma forma moderna e apelativa, constituindo uma oportunidade de valorização da imagem do concelho nos planos regional e nacional.

Não será com a CDU, pelo que (não) se vê.

23 comentários:

Anónimo disse...

A camara municipal não pode desenvolver actividades culturais (dia 1 e 8 de Dezembro)porque não há verba para tal.
A construção de passeios e a colocação de SUPOSITÓRIOS nos passeios do parque industrial é muito mais importante e urgente.
A educação e a cultura são inimigos do presidente da câmara e dos vereadores, porque quanto mais cultura e educação menos votos no ps e na cdu.

Anónimo disse...

E JÁ AGORA AS VOSSAS PROPOSTAS ERAM:
UMA PRAIA FLUVIAL
UM AÉRODROMO
UMA PISTA DE GELO?????
OQUÉ QUE ISSO TEM A VER COM RESTAURAÇÃO, SEUS .... PUTOS..???

Anónimo disse...

Preso pelo trânsito numa rotunda em Badajoz ontem pela tarde, fez-se luz no meu espírito de puto sobre a recusa da CDU em comemorar ou mesmo evocar minimamente, durante os últimos 12 anos, alguma coisa em torno ou associada à restauração da independência portuguesa.

Regressado a esta santa terrinha, hoje princesa sem título, confirmei com um amigo (que, apesar de ser da CDU ainda mantém alguma lucidez sobre a gestão do futuro de Vila Viçosa)as minhas suspeitas: a reserva quanto à evocação da restauração da independência não afecta todos os membros do executivo da CDU por igual.

Bem, a mim parece-me que as pessoas em causa deveriam saber distinguir as coisas em função e nas circunstâncias em desempenham os seus vários papeis. Nada de mal haverá nisso, mas sim na confusão entre as coisas.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar apresento os meus cumprimentos a todos os calipolenses.
Sou calipolense e interesso-me por questões relacionadas com esta nobre Vila, que considero ser das mais belas do país.
Aquando da leitura deste artigo, fiquei intrigado e até revoltado com a demagogia nele contida. Digo isto porque no fim-de-semana passado assisti de bom agrado ao lançamento da revista de cultura callipole e posteriormente a uma fenomenal orquestra de música clássica. O cine-teatro estava praticamente cheio. Curiosamente não vi nenhuma das pessoas que supostamente publicam posts neste blog! Caso não saibam foram exibidos vários textos e fotografias do Rei D.Carlos e respectiva família, etc., foi muito interessante. Neste ano, há poucas semanas, foi realizada a FIMAL e também várias conferências de temas relacionadas com a pedra e a sua relação histórica. Devo dizer que curiosamente não vi lá ninguém relacionado com o PSD. Concluo portanto que os elementos do PSD possuem uma aversão a temas de cultura e para rematar dizem que não se faz nada...bem não vale a pena dizer mais...
Isto reflecte um partido a nível concelhio pouco credível que só crítica e não propõe nada de novo!
Penso que os calipolenses para as próximas eleições não terão dúvidas e continuarão como estão, este facto também se deve à pouca ou inexistente "oposição".
Só para terminar, eu sou uma pessoa apartidária, mas sei reconhecer quem faz de quem não faz nada, e por enquanto tenho visto e assistido a eventos culturais ao contrário do que vocês dizem.

Cumprimentos e bom trabalho para todos...

Anónimo disse...

Ao @ de 2 de Dezembro de 2008 15:55


Gostaria de lhe dizer que o disfarce de apartidário não lhe assenta nada bem e que lhe deixa o rabo de fora, visto por todos. Ou melhor, em vez do rabo, deixa-lhe sim de fora o cartão do PC, cujo número convém não divulgar antes que seja expulso por andar a mijar no penico laranja sem autorização superior do camarada Jerónimo.

Também convém referir que o senhor tem toda a razão, porque na verdade VV fervilha num caldo de cultura que até transborda por todos os lados, inunda a Praça todos os fins-de-semana e estonteia todos os calipoleneses e visitantes que não encontram minutos suficientes no seu dia a dia para tanta actividade cultural.

Aliás, a taxa de utilização do cine-teatro é disso exemplo: não há mãos a medir para tanto evento e as cadeiras vão brevemente ser subsituídas pela enésima vez, tal tem sido o seu desgaste nos mandatos da CDU. As estradas, essas então estão uma miséria pelo levado tráfego observado de turistas, que passam meses em VV quando só deveriam pernoitar um dia, tal é a atracção cultural do programa oferecido. O site da CM na net, esse então, já levou a que a o contrato com a empresa de manutenção fosse revisto várias vezes, tal é a frequência de renovação da agenda cultural.

Ou, talvez a explicação seja a nossa burrice, pois as actividades são tão eruditas que só o PC as vê, as entende e as pode frequentar. Aliás, desde os primórdios da democracia seguinte a Baril de 74 que a malta do PS é a única a ver as coisas bem em VV. Só não viu a tempo a nódoas deixada por alguns Presidentes julgados e condenados posteriormente à revelia. Só não percebi aquela parte do D. Carlos na altura da restauração, quando deixaram passar as datas do regicídio com evocações de dimensão nacional e vocês se esqueceram que o homem partiu daqui, desta terra que também vos há-de ver partir politicamente.

Enfim, ignorância minha. Mas, já agora, confesse-nos lá caro anónimo, se há algo de verdade num comentário que por aqui apareceu e que diz que a CDu não pode, por razões óbvias, com este Presidente da CM, comemorar seja o que for no que respeita à restauração da independência. Isso é mesmo verdade, ou não passa de bocas?

Dizia eu em relação às distracções da CDU que não têm importância se tivermos em conta o elevado nível de desenvolvimento económico (industrial, comercial e turístico do concelho) alcançado nos últimos 12 anos: VV deu aliás um pulo sem precedentes face aos seus vizinhos concelhos, sendo mesmo apontada no panorama alentejano e quiçá nacional ou mesmo ibérico como uma referência da boa e forte dinamização cultural.

Caro @ de 2 de Dezembro de 2008 15:55, conviria que, não fizesse dos outros parvos, apontando o que não existe, porque, a inteligência política não é exclusivo da CDU e, da de Vila Viçosa, sinceramente ainda não a encontrei, mas apenas oportunismo e manipulação do poder autárquico para o partido. Se tivesse treinado um pouco a discussão lá no seu partido (sabemos que tal não aconteceu, porque lá ninguém pode abrir o bico e não há discussões), saberia por experiência própria que teria adquirido e que não tem, que não pode apontar o que não existe como mostra representativa de uma acção política débil, sob pena de cair no ridículo.

De qualquer das formas, é sempre bem vindo a este espaço de discussão, pois por estas bandas a malta é democrata e sabe respeitar as opiniões dos outros, mesmo quando delas discorda. Fazê-mo-lo de forma mais educada e construtiva que a sua, que, em desespero, parece querer engolir tudo e todos. Esses tempos postura intolerante e pouco aberta à discussão, já uma boa parte da CDU enterrou um pouco por todo o Alentejo. Até nisso vocês estão algo atrasados, infelizmente.

Anónimo disse...

Em primeiro lugar devo dizer que sou uma pessoa séria e não tolero que me contradigam em questões pessoais, quando disse que sou apartidário é porque sou!

Em segundo lugar e para não perder muito tempo, visto que quem "cai" aqui é fuzilado, digo-vos que com esse palavreado todo, que espremido não vale nada, não chegam muito longe!

Fiz um mero comentário que em parte traduz factos e não ilusões que é onde vocês vivem.

Por último, sublinho que as pessoas ao votarem na CDU, votam porque é a alternativa mais sensata neste concelho, a "oposição" é muito débil e sem ideias firmes. A título de exemplo temos o vosso caso nas eleições passadas, apresentaram uma pessoa com projectos irreais e desfasados.

Digam o que quiserem...para o ano logo se vê!

Anónimo disse...

Tal como o anterior comentador, também não tenho filiação partidária, mas que em Elvas até ao final do Ano pode passear numa pista de gelo lá isso pode!
Que no verão passado esteve outra instalada em Faro ( em pleno verão) também foi verdade!

Mas em Vila Viçosa...nã, esqueçam, teriam que abrir a mente retrógrada e mal intencionada de muita gente.

Anónimo disse...

E a pista de aviação??? Humm!
E a praia Fluvial??? Hummm!
Ah, Ah,Ah.........

Anónimo disse...

Ao que vejo um Munícipe Mais ou Menos mal informado.
Porque ao que parece existe um
projecto particular com Hotel e Golf onde está incluida uma pista de AVIAÇÃO !!!
E Fronteira aqui tão perto, não tem uma PRAIA FLUVIAL?
Mais uma vez essa mente mal intencionada a funcionar...
E as obras da CDU?
Onde estão?
Ah! Calçada e um Multiusos em São Romão com as obras paradas
desde as anteriores Eleições, ou será para terminar para o ano?
Ops, fizeram miseras obras no Centro de Saude e agora querem os louros de uma decisão há muito tomada...

Anónimo disse...

Um cumprimento a todos os Calipolenses,
Sem demagogias nem falsidades, gostava de saber quais foram as iniciativas da CDU durante 12 anos para atrair emprego e manter a população no nosso Concelho?

Quais seriam as iniciativas do PS?
Quais seriam as iniciativas do PSD?

Obrigado

Anónimo disse...

VILA VIÇOSA TEM RIO COM CAUDAL????

QUE UTILIZAÇÃO TEM UMA PISTA DE AVIAÇÃO?? QUE MAIS VALIAS TRÁS??
EM FRONTEIRA HÁ CONDIÇÕES PARA ACTIVIDADES QUE FELIZ OU INFELIZMENTE NÃP HÁ EM VILA VIÇOSA.

A PISTA DE GELO EM ELVAS É MAIS UMA ACTIVIDADE DO CLOLISEU EM PARCERIA COM PRIVADOS E É TEMPORÁRIA. O QUE SE QUERIA FAZER EM VILA VIÇOSA ERA RESOLVER O PROBLEMAS DA TURISESTRELA QUE FALIU EM MANTEIGAS E ERA A PISTA DE LÁ QUE VINHA PARA CÁ...
NÃO ATIREM AREIA PARA OS OLHOS DOS CALIPOLENSES E MUITO MENOS IDIOTICES...
FALAM DE OBRAS DA CDU ABRAM OS OLHOS E VEJAM SE O CONCELHO TEM ALGUMA COISA A VER COM O QUE O BACALHAU DEIXOU..

Anónimo disse...

Leia
http://evoraterraportuguesa.blogspot.com/

Anónimo disse...

Para finalizar-mos uma conversa pouco prospera, fica o site da Turistrela que afinal até não faliu: (uma vez mais essas cabecinhas mal intencionadas a funcionar)
www.turistrela.pt/

Já entendi que se trata de mais 1 a viver à conta da Camara, porque se assim não fosse teria ambições para Vila Viçosa.

Anónimo disse...

Ouvi na praça que o PSD desta vez irá apresentar um cantor melhor, nada mais e nada menos que o Toni Carreira, vão lança-lo na política e de bem alto, será que o vão lançar das muralhas...

Anónimo disse...

De cada vez que que passo os olhos pelas respostas de alguns "camaradas da cdu", lembro-me dos discursos dos autarcas desta praça.Como não sabem escrever, rabiscam umas palavras em papel de mortalha e pedem aos amigos que escrevam as respostas por eles.É triste, ter que ler tanta porcaria.

Anónimo disse...

Ó "PPDOCAS" VEJAM LÁ SE CRESCEM E SE DESTA VEZ ESCOLHEM OUTRO "CANTORZECO" OU EQUIVALENTE PARA VER SE CONTINUAM A SER CONTRIBUINTES LÍQUIDOS PARA AS MAIORIAS ABSOLUTAS DA cdu. AHH.. AHH.. AHHH... CONTINUEM A FAZER BOM TRABALHO.

Anónimo disse...

Por acaso não sou da CDU mas sim do PS...e se escrevo porcaria e a publicam é porque estou em conformidade com o vosso blog...

Perceberam ou precisam de um desenho...

Anónimo disse...

Só mais uma observação o PS apresentou 100 medidas para o nosso concelho e vocês?? Só palavreado barato...que desastre de partido!!

Anónimo disse...

ENTÃO FICARAM MUDOS!

Anónimo disse...

MORERAM?!!!

Anónimo disse...

O ps enganou-se nas medidas que apresentou, onde se lê "cem" deve ler SEM.
Melhor cantor que o sócrates não há, até canta sem letra, para enganar o povo.

Anónimo disse...

NÃO TENHO OS SOCIALISTAS DE VILA VIÇOSA COMO MENTIROSOS, MAS TANTAS MEDIDAS FAZ LEMBRAR O SOCRATES, QUE AINDA PARA CUMULO AINDA AFIRMA QUE AS MEDIDAS ESTÃO QUASE CONCLUIDAS. DÁ PARA RIR, O DESEMPREGO AUMENTA E ELE DIZ QUE CRIOU 150 MIL POSTOS DE TRABALHO, NA SAUDE FECHA HOSPITAIS, NA EDUCAÇÃO NEM COMENTARIO, A NIVEL DA ECONOMIA ESTAMOS HIPOTECADOS PARA OS PROXIMOS 50 ANOS, A TECNOLOGIA É SÓ MAGALHÃES, MAS SÓ POR 1 DIA PARA A TV FILMAR, ENFIM, DAS 100 TIREM 2 ZEROS, PARA EU CONTINUAR A PENSAR QUE OS SOCIALISTAS DE VILA VIÇOSA SÃO DIFERENTES DO GOVERNO.

Anónimo disse...

É a primeira vez que passo por este blog, e a primeira impressão foi péssima.Acho piada aos militantes do Psd a criticarem tudo o que os outros partidos fazem,fizeram, ou até nalguns casos deixaram de fazer.Assim como também, acho imensa piada ás agressões vindas dos outros partidos.Que nalguns dos casos até não discordo.Como é o caso do PSD apresentar nas eleições passadas,um fadista que nem é filho da Princesa de Portugal,e mais grave ainda,sim porque não tenho nada contra os fadistas,mas sim porque nem sequer tem noção da realidade que se passa em Vila Viçosa.É de lamentar que um blog que defende a sua existência para a melhoria de Vila Viçosa não contribua com nada de útil.Seria bem mais fácil e mais recompensador,lançar temas para se virem a discutir não para surgirem criticas e ofensas mas sim para se encontrarem soluções.Que tal começarem por lançar o tema,ouvirem as opiniões dos calipolenses,discutir,e encontrar as soluções de que Vila Viçosa precisa para sair do seu lento desenvolvimento.Deixem de ser poetas de karaoke...que falam falam mas não dizem nada,ou melhor não fazem nada.