Quais as mudanças que Vila Viçosa sofreu nos últimos 12 anos, no emprego, que se podem medir através da resposta a:
- O emprego aumentou ou diminuiu nos últimos 12 anos?
- O desemprego aumentou ou diminuiu nos últimos 12 anos? Teve um comportamento semelhante ou diferente aos seus concelhos vizinhos, em particular Borba e Estremoz? E a comparação com o Alentejo?
- Foram criados novos empregos em quantidade suficiente?
- Os jovens continuama abandonar o concelho?
- Que tipo de empregos foram criados: qualificados ou indiferenciados? Em que sectores: mármores ou outras actividades?
- Que tipo de empregos foram destruidos: qualificados ou indiferenciados? Em que sectores: mármores ou outras actividades?
O QUE FOI FEITO E FUNCIONA BEM?
O QUE PODE SER MELHORADO?
O QUE JÁ NÃO FUNCIONA E DEVE SER MUDADO OU ABANDONADO?
O QUE FALTA E DEVERIA TER SIDO FEITO?
O QUE É PRECISO FAZER NO FUTURO?
24 comentários:
Esta camara até cria alguns (poucos) postos de trabalho, mas usa, abusa e abusa do recibo verde. Uma autentica vergonha como esta camara trata os seus municipes( e não só).
Tenho sido confrontado diariamente com a revolta de muitos munícipes, com queixas deste executivo Comunista.
As razões são várias, mas passa quase sempre pelos mesmos problemas, a falta de emprego, a falta de capacidade de diálogo para atrair investimento, o medo da incerteza no futuro, etc.
Grande parte das pessoas com quem tenho falado estão obcecadas com o facto de terem que abandonar o Concelho onde nasceram, verem os seus filhos partir para outras paragens onde encontrem condições de vida.
Vila Viçosa tem que mudar, tem que criar dinamismo, capacidade de atrair o turismo e de cultivar a aplicação do Mármore.
MOSTRAR-SE, EXIBIR-SE ao MUNDO, publicitar uma Vila que pode manter uma economia forte com base na indústria do Mármore e do Turismo.
Continuem a votar no Calçadinhas que ele resolve o problema. O Sr até é professor!!!
Falar em desenvolver a Industria no nosso Concelho para criar emprego, é uma tarefa quase que impossível.
Senão veja-se o exemplo que vem de cima:
A câmara vende terrenos na zona Industrial a preços já elevadíssimos, os compradores como não são obrigados a construir, fazem negocio, vendendo à posteriori ainda por mais dinheiro, o que obriga a haver escassez de terrenos, levando as empresas que se gostariam de implantar na zona a fugir para Concelhos onde o preço dos terrenos é simbólico, lógico que esta benesse só é dada a troca de emprego.
Temos uma matéria prima natural, temos que a saber dinamizar para outras vertentes, tem que haver incentivos aos jovens empresários a apostar em alternativas.
Já alguém falou neste Blog na construção de um Gimnodesportivo, referindo que se podem criar até 100 postos de trabalho, não sei serão tantos, mas que é uma forma alternativa de criar emprego é.
O problema maior é este executivo Comunista, com uma mentalidade retrógrada e caciquista que não tem qualquer interesse no desenvolvimento da nossa terra.
Espreitei aqui ao lado (http://altodapraca.blogspot.com/) e vejam lá o que descobri: mais um paço de Borba que envergonha Vila Viçosa. Como é possível que um concelho sem monumentos nem marcas na história nacional, nos dê "baile" desta maneira?
Só a inércia da CDU, o cansaço do Condenado e as brigas dentro da Cãmara, entre presidente e vereadores, permite que Vila Viçosa definhe a cada dia. Qualquer dia, estaremso piores e mais mortos que qualquer aldeiazeca por aí.
A converas ad treta de que isto é dizer mal, não pega, porque isto é apenas relatar o que está a acontecer, sem inventar nem ajuizar. Palavras para quê? Para que sinatmos vergonha? Quem mais vergonha deve sentir deve ser a CDU de Vila Viçosa.
Já agora, uma pergunta aos comentadores da CDU que aqui costumam vir: como é que vocês vão ser capazes de sair à rua com as bandeiras da CDU nas próximas autárquicas? Vão ser envergonhados a cada passo . Isso não vos pesa na consciência? Ou a vossa foi lavada com ácido corrosivo do Politburo soviético?
Diz o post do http://altodapraca.blogspot.com/
«Borba com "mexidas" culturais
E se, em breve, Borba passar a acolher um Centro de Teatro Popular e uma Delegação do Conservatório?
Pois é, há quem não esteja parado à espera de 2009 e se encontre “no terreno” a ultimar todos os pormenores para dotar Borba destas duas importantes valências a nível cultural.
Segundo consegui apurar, brevemente será assinado o protocolo com o Ministério da Cultura para a criação do Centro de Teatro Popular do Alentejo que ficará instalado no actual Celeiro da Cultura.
Todas estas “mexidas”, só serão possíveis com a abertura do recuperado Palacete dos Mellos, onde se deverão instalar o Espaço Internet e a Oficina da Criança. Certamente que em breve haverá novidades.»
Deixemos de conversas, afinal o Presidente e os Vereadores estão na Câmara a receber Vencimento, logo têm que trabalhar, o seu trabalho obriga a que sejam dinâmicos, obriga a que estejam atentos a cativar investimento, a deslocarem-se aos sítios certos, baterem-se com garra para conseguir atrair alguma coisa que reanime esta Vila adormecida.
Mas não, limitam-se a passear pelo Concelho a fiscalizar quem trabalha e à procura de pequenas obras para poderem multar e embargar.
Com a nova Lei da avaliação dos funcionários públicos, também estes senhores deveriam ser avaliados, rapidamente se constatava a incompetência deste executivo.
Qualquer das formas, nós, munícipes deste Concelho, vamos fazer a sua avaliação em 2009.
Gostava de lançar algumas questões:
1 - Perguntem ao Sr.Condenado onde pára o antigo Mercado Municipal de Vila Viçosa que foi desmontado com a promessa que seria colocado noutro local ?
2 - Como se admite que o antigo Convento de São Paulo esteja ainda ao abandono sem que ninguém revitalize o espaço ?
3 - Como é possível que Vila Viçosa não tenha Cinema, Teatro, Biblioteca, Pavilhão Multiusos ou até mesmo uma incompreensível ausência de um Museu dedicado a Florbela Espanca, Henrique Pousão...
Fazia os PPD's de Vila Viçosa mais inteligentes.
Estão a mostrar as armas politicas, dando de mão-beijada à CDU todos os projectos que poderão revitalizar a economia desse Concelho, alguns de extrema importancia.
E se a CDU os concretizar antes das eleições?
Caro Anónimo que refere os PPD’s, saiba que somos um Partido coerente e seria bom que com as propostas que temos lançado ver Vila Viçosa sair do fundo do poço, seja qual for a cor politica que esteja no poder.
Isto demonstra bem a nossa preocupação, em primeiro lugar estão as pessoas e não o poder Politico.
Qualquer das formas fico satisfeito em saber que com este Blog podemos contribuir para melhorar o futuro dos Calipolenses.
Olhando à sondagem sobre a economia do nosso Concelho, encontramos 6 votos a entender que a economia da nossa terra está forte, rica, pujante, no meu entender só poderá ter optado por esta escolha quem o faz por engano, ou por má fé.
Talvez não estejamos numa situação de miséria, mas a verdade é que a nossa economia abrandou assustadoramente, muito por força da escassez da qualidade do Mármore, mas com toda a certeza pela inércia da Câmara CDU, impotente em conseguir contornar a quebra, continuando a reboque desta actividade para os mínimos de qualidade de vida da nossa gente.
Sem dúvida que cabe à Câmara procurar soluções e ideias, para desenvolver ou para vender a outros, de forma a estimular outras actividades económicas geradoras de emprego, que compensem a quebra acelerada da extracção transformação de mármores, que não mais poderão vir a ser considerados, no futuro, com o mesmo peso na economia e no emprego do concelho que tiveram noutros tempos.
Uma Câmara não atenta aos sinais, que se limita a gerir o dia a dia, coinduz necessariamente um concelho à estagnação, enquanto outras ultrapassam tais problemas.
Essa é uma das diferenças fundamentais entre o concelho de Borba e o de Vila Viçosa hoje, no que respeita à dinâmica da gestão municipal, e, não há dúvida que a balança pende mais para o lado de Borba, com resultados bem à vista na procura de outras actividades a estimular aos poucos, mas de forma consistente, trazendo resultados a longo prazo.
Trabalhar para o futuro e não para os votos imediatos, gera sustentação, evitando cair no pântano da estagnação, como aconteceu a Vila Viçosa.
Esse é um dos sinais mais evidentes de esgotamento da CDU e das suas soluções, que mais justificam, politicamente, uma mudança da Câmara de Vila Viçosa para quem tenha mais consistência nas ideias de reflexão e maior realismo e coerência nas propostas.
É aqui que o PSD se irá distinguir, pela positiva e com vantagem sobre o PS.
O problema penso que é geral em todo Alentejo!
www.cidadelvas.blogspot.com
Numa época em que se fala tanto do meio ambiente de poupar energia, a CDU de Vila Viçosa parece pouco incomodada.
Já vi algumas criticas aos semáforos que só complicam o transito, mas já alguém parou para pensar o consumo desnecessário de energia de 13 lâmpadas ligadas 24H dia, 365 Dias por Ano?
Há caprichos que saem caro, talvez seja por isso que os Comunistas querem voltar à anterior sigla, abandonado a coligação com os Verdes.
A CRISE AGUDIZA-SE.
À medida que vão passando os dias, as queixas e lamentações dos comerciantes aumentam.
Já não falo do sector dos Mármores, em declínio desde há 10 anos a esta data, poderá ser apenas uma coincidência com a tomada de posse do Presidente Condenado, mas daí para cá o sector tem abrandado a olhos vistos.
Voltando ao comercio tradicional, os restaurantes estão vazios, os bares só funcionam no Sábado (o que não chega para pagar despesas), as lojas de vestuário encerram à media de 1 por semana, as pequenas empresas que prestam serviços para os marmoristas, reduzem pessoal ou fecham portas, a agricultura é um mal geral, os bancos queixam-se que não fazem créditos, a população lamenta a falta de poder de compra.
Problemas gravíssimos, a população anda assustada com a economia do nosso Concelho, sem perceber o futuro complicado que se avizinha, vamo-nos acomodando à espera de dias melhores, mas sem fazer-mos nada para alterar o ruma da historia, vamos passar por dias menos bons.
Individualmente será difícil levantarmos cabeça, só com o órgão máximo do nosso Concelho com o apoio e bom desempenho dos nossos autarcas poderemos mudar o rumo do nosso destino.
Infelizmente observamos este executivo impávido e sereno, sem ambição, bloqueado, onde os únicos projectos que lhes ocorre não passam de gestão dos espaços já existentes, com arranjos e remendos, ou para calar a população relva um Campo de Futebol de 4 em 4 anos.
Como Calipolense, faço-vos um apelo, vamos REFLECTIR E REFLECTIR sem enganos, porque estamos perto de novas eleições e o trabalho psicológico da CDU está a ter inicio.(promessas de emprego e favores)
Agradecia ao autor do Blog o favor de retirar a foto daquele sr. que apregoa empregos do post inicial, caso contrario nunca mais visito este Blog.
Passei por aqui para te desejar uma boa pascoa e muitas amendoas.
Tudo de bom.
Um abraço do templo.
Parece que os nossos vizinhos de Borba vão inaugurar mais um espaço importante. Agora é o novo edificio do Cartório Notarial. E nós a vê-los passar. Até quando?
10ª Feira do Queijo em Rio de Moinhos, Borba
Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Borba, Junta de Freguesia de Rio de Moinhos e Aqua D’Ossa, realiza-se no fim-de-semana de Páscoa a 10ª Feira do Queijo em Rio de Moinhos, Borba.
Circuito de provas animado por Poetas Populares, Dança, Passeios, Encontro de Folclore, Demonstração / Recriação de actividades tradicionais ligadas ao pastoreio e fabrico de Queijo são algumas das actividades que vão decorrer durante três dias e que culminam com a boa disposição e o cante alentejano dos Rastolhice.
MOURINHA É CANDIDATO
A ESTREMOZ
Segundo notícia da agência Lusa publicada hoje, segunda-feira 10, Luís Mourinha, antigo presidente da Câmara de Estremoz eleito pela CDU, vai avançar com uma candidatura à presidência do município local nas eleições autárquicas de 2009, encabeçando uma lista de independentes.
Luís Mourinha presidiu o município de Estremoz, de Junho de 1994 – após a morte do presidente José Sena – até Outubro de 2005, sempre como independente nas listas da CDU.
Nas últimas autárquicas (2005) mostrou-se indisponível para se recandidatar e nem sequer integrou qualquer lista.
Luis Mourinha mostrou-se indisponivel? Quem disse isso? O PCP é que não o quis como candidato.
Ao que parece, ainda não está posta de parte a hipótese de ser o candidato PSD. Em Estremoz, como aqui, de quando em vez, lá aparecem uns fadistas, orelhas de burro e outros artistas ...
Após as amêndoas estamos de volta.
Com festas, sem festas, com frio ou calor, tivemos a Vila com uma boa moldura de Turistas.
Fica demonstrado que se mais unidade hoteleiras tivesse-mos, mais Visitantes poderíamos receber.
Ficou demonstrado que uma vez mais este Executivo Comunista em nada se preocupou em saber receber, saber investir para colher.
Quem passou por Vila Viçosa apenas teve ocasião de assistir a um Ritual Católico através de uma Procissão, por sinal pouco participativa ainda que com muito frio.
Sempre esperei que por esta época e como anfitriã, a Câmara, nas pessoas do seu Executivo, tivessem a iniciativa de promover um qualquer evento nas ruas ou quiçá um qualquer passeio guiado aos monumentos do nosso Concelho, nem que se repetisse outra festa da Gastronomia, unindo Cafés e Restaurantes em volta de um qualquer prato tradicional, para que quem visita pudesse RECORDAR e PUBLICITAR a nossa Terra.
Enfim, mais uma ocasião perdida e o desemprego a aumentar e os jovens a abalar.
Afinal o Condenado vai ser empresário ou não?? Será de Construção Civil??
Vila Viçosa sempre foi considerada a Princesa do Alentejo. A Rainha era Évora. Hoje somos o quê?? Pajem dos Duques de Borba e dos Condes de Estremoz e Alandroal??
Enviar um comentário