sábado, 10 de maio de 2008

NOUTRO TEMPO, A FIDALGUIA ...

Há pouco tempo procurámos discutir aqui a situação do comércio e do turismo em Vila Viçosa, relativamente à qual observamos agora, na sondagem que corre na coluna ao lado, uma interessante perspectiva de que ambas as actividades estão não só consolidadas no concelho, como apresentam mesmo evidências de crescimento.

Não conseguimos perceber tais sinais, que só parecem evidentes aos afilhados, primos, funcionários e/ou outros malfeitores de serviço e que também não têm tradução prática a não ser na existência de 3 novos supermercados. Se este é o modelo de desenvolvimento da CDU para as actividades do turismo e do comércio, está explicado o desprezo por tudo o resto.

Os Reis da Suécia, de visita oficial ao nosso país, deslocaram-se ao Alentejo, passando por Évora e por Monsaraz (Reportagem mais completa no Diário do Sul).

E que mal terá isso? Nada, a não ser a pena que é para nós vermos mais uma vez o concelho de Reguengos de Monsaraz, cuja origem agrícola em torno de uma pequena fortificação, sem a dimensão e testemunho histórico que outras vilas (ainda não cidades) alentejanas ostentam de tempos idos, estar na linha da frente, e Vila Viçosa não estar em linha nenhuma.

Já estamos habituados e muitos mesmo resignados à morte lenta que a CDU trouxe a Vila Viçosa nos últimos 12 anos, terra que o Papa visitou há quase 30 anos e Cavaco Silva enquanto Primeiro-Ministro há 15 anos. Depois disso, não me recordo assim de repente de algum ilustre que, a não ser em campanha eleitoral, por cá tenha passado em visita oficial para algum feito importante, como inaugurar uma pousada, mas admito que a memória esteja em falta. Também é verdade que não estou a contar com a recente deslocação de Sócrates, enquanto Priméiro-Ministro, a um concelho aqui a 5 km do burgo ... Certamente que, para a CDU, se tratará de acidentes ou avarias de GPS.






Um anónimo partilhava recentemente nos comentários deste espaço de discussão sobre os problemas da nossa terra e as suas soluções, uma notícia sobre Óbidos:

Óbidos vence candidatura europeia para criar cluster criativo
Óbidos e mais quatro cidades europeias viram aprovada a candidatura a programa operacional «Urbact II», entre 24 projectos seleccionados, com vista a incentivar a fixação de indústrias e empregos criativos em pequenos centros urbanos.
E VILA VIÇOSA? O que faz a CDU?NADA, NADA, NADA.
1 de Maio de 2008 23:07


Infelizmente, aquele comentário não deixa de ter alguma (muita) razão. Com um novo e provavelmente último quadro comunitário de apoio ao financiamento de projectos que promovam o desenvolvimento dos concelhos deste país, estamos entregues a quem não tem habilidade para agarrar a derradeira oportunidade de construção do futuro.


Até querermos, é verdade...

2 comentários:

Anónimo disse...

A isto chamam-se eventos, forma fácil e barata de atrair turistas, distrair a população e animar a economia hoteleira/restauração.
Será assim tão difícil organizar um evento?
Ou falta imaginação e criatividade à CDU?

Já não é possível escamotear a incapacidade Politica da CDU, não conseguem ter uma iniciativa, ou melhor uma iniciativa construtiva, porque almoços e jantares na Pousada até fervem. Nada de mais valias para o nosso Concelho.

Como já alguém disse, BASTA! BASTA!

Anónimo disse...

O próximo evento a realizar em Vila Viçosa é na Pousada.
Sim é verdade. O senhor presidente da câmara já lá tem uma quota, tantos eventos, leia-se almoços e jantares, que lá fez que já lhe ofereceram uma quota. O evento a realizar na Pousada é com Arriba del Rio, uma pequena localidade espanhola na provincia da Catalunha. Os historiadores oficiais do senhor presidente da camara descobriram que um ilustre calipolense por lá passou quando investigava a existência dos gambuzinos, que, ao que foi apurado, naquele tempo, tinham forte implantação naquela localidade. Por este feito histórico e relevante para Vila Viçosa haverá rija festa para comemorar na Pousada.