terça-feira, 26 de agosto de 2008

ESCONDER O QUE TEMOS, PORQUÊ?

Se há coisa que continua a intrigar os calipolenses, é o continuado crescimento de arbustos e aloendros na envolvente ao seu castelo, que ali foram dispostos propositadamente.

Não na parte traseira e virada à fronteira, mas sim na frente ocidental, a que está virada para a Praça grande da vila, que se vai encher de gente em breve durante a tradicional largada de touros da Festa dos Capuchos.

Alguém já deveria ter procurado explicar aos calipolenses quais os benefícios que decorrem de esconder o património histórico de Vila Viçosa dos visitantes que assim passam por e não se dão conta da sua existência.

Alguém já deveria ter vindo explicar qual a responsabilidade das várias entidades não apenas na manutenção, mas na configuração do layout circundante aos monumentos, neste caso o Castelo de Vila Viçosa.

É ou não a Câmara de Vila Viçosa quem tem a maior responsabilidade por esta situação, ao permiti-la e ao não actuar directa e indirectamente através dos mecanismos de que dispõe nas várias frentes?



Acreditamos que não seja necessário esperar por uma classificação da UNESCO sobre o património, para tratar dele nas suas mais elementares fucionalidades, entre as quais a da visibilidade.

O que está a suceder, pode ser de difícil explicação da Câmara Municipal, mas tenham a certeza que é ainda mais difícil a compreensão dos calipolenses.

13 comentários:

Anónimo disse...

Possa o "Biato" ainda não mandou lá ninguem!!

Anónimo disse...

A razão de tapar o castelo é simples.
O partido comunista não pretende desenvolvimento.
Não venham com desculpas da Casa de Bragança, porque com dialogo e querer tudo se consegue.

Anónimo disse...

Dois exemplos bem sucedidos: Monsaraz e Óbidos.

Basta dinamizar o comercio dentro das muralhas e o resto vai desenvolvendo naturalmente.

Anónimo disse...

Caríssimo,

Tudo o que refere é da responsabibilade da Casa de Bragança, por isso já sabe a que tem de pedir explicações...

Anónimo disse...

A parte mais fácil é sacudir a agua do capote, mas com toda a certeza que existem alternativas para em parceria com a instituição Casa de Bragança (proprietária do Imóvel) chegar-se a um consenso, a bem ou a mal, ou é só para outros que a Câmara é o órgão máximo do Concelho?

1º haja boa vontade e a parceria é mais que possível.

2º O Castelo enquanto monumento é um bem de todos, existindo meios para contornar uma impossibilidade de parceria.

Dá trabalho e exige diplomacia, isso com certeza que sim...

Anónimo disse...

Se me permitem a minha opinião, acredito se existir cooperação entre a Casa de Bragança e o Municipio tudo se conseguiria resolver.
Realmente Vila Viçosa consegue oferecer aos seus visitantes e locais um vasto leque cultural e arquitectonico, era bom que essa oferta fosse constantemente melhorada, existindo de parte de todas as entidades uma ligação para um melhoramento do património.

enforcadinho

Anónimo disse...

Por aqui se vê a incompetência deste blog, sempre com informações dúbias e pouco esclareçedoras! A gestão e manutenção de tal espaço é da inteira responsabilidade da Casa de Bragança e como tal tem de actuar em conformidade.

O prof. Manuel Condenado, actual presidente da C.M.V.Viçosa não tarda, também será acusaso da subida do petróleo, da guerra do Iraque, da crise global e por ai fora...

Informem-se antes de dizer bacuradas!

E já que estão tão incomodados com os arbustos e com razão porque não fazem um comunicado à Casa de Bragança?? Será porque quem manda é do PSD? Que grande paradoxo!!!!

Cumprimentos...

Anónimo disse...

O Sr condenado e o Partido Comunista não podem ser acusados de todos os males, mas que a situação de estagnação de apatia a que se resume o nosso Concelho não é culpa do Bush nem do Obama.

Temos das Vilas Mais Bonitas do Pais, com excelentes potenciais Turísticos, todos por explorar e culpa é da Casa de
Bragança?
Por essa ordem de ideias a Pousada ainda estava por fazer, o Castelo não detinha uma das maiores exposições de caça, etc

O facto dos jovens abandonarem a nossa terra à procura de novas oportunidades? Será porquê? E de quem é a culpa?

12 anos, 12 anos passados, todos os Concelhos limítrofes aproveitaram a oportunidade de evoluírem de criarem novas ofertas e Vila Viçosa PAROU!!!!

Anónimo disse...

Vila Viçosa parou uma Ova?
Experimentem viver em outros Concelhos vizinhos, ou não, e logo verão que a realidade até è bem diferente daquela que é apresemtada em BOLETINS , BROCHURAS E OUTRA ESPÉCIE DE PUBLICIDADE, sejam quais os partidos que estejam no poder. Vila Viçosa está limpa , limpissima e ordenada o que não acontece com alguns Concelhos bem perto de nós e não preciso citar nomes , vocês dos Concelho vizinhos só falam daquilo que corre mais ou menos bem , do que fazem mal ou que deveriam fazer nem uma palavra que eu saiba não hà pessoas perfeitas, os Presidentes dos outros Concelhos certamente não agradarão a todos os seus Municipes, que certamente também estão desejosos de os ver pelas costas.
è claro para toda a gente do Concelho de Vila Viçosa que existem zonas feudais pertencentes à casa de Bragança que ninguem consegue lá meter um pé e lembrem-se que vila viçosa já foi governada por executivos do P.C.P/C.D.U, do P.S e tambem do P.S.D, o Condenado não consegue dialogare os outros conseguiram.?
Porque não Promovem um abaixo-assinado e enviam e enviam á Casa de bragança.

Templo do Giraldo disse...

http://templodogiraldo.blogspot.com/

PASSEM POR AQUI.

DEPOIS de Andrade dos Santos, desta vez é José Barradas que renuncia ao cargo de vereador da CDU na C.M.ÉVORA.

Anónimo disse...

Quem disse que as outras forças Partidárias não conseguem acordos com a Fundação da Casa de Bragança?

Então os arranjos em frente do Palácio foram efectuados por quem? e decerto com o consentimento da Fundação.

Quanto a limpezas, devemos ser um pouco mais ambiciosos , por serem tão pequenos é que estamos num estado de retrocesso.

Voltando as limpezas, conhece a zona industrial de Vila Viçosa?
Está que dá dóó.....

Sejam mais ambiciosos pensem naqueles que querem fazer futuro neste Concelho.

Anónimo disse...

As desculpas dos comissários da CDU de serviço ao blog são extraordinárias.

Primeiro foi a questão da responsabilidade, justificando que a CM ficasse de braços cruzados e permitisse aos privados que fizesse o que lhes apetecesse.

Depois foi a desculpa de que, por cá as coisas estão mal mas à volta ainda estão piores e por isso devemos dar-nos por felizes pelo facto de termos monumentos e os outros não. Por isso, nada importa que os mesmos estejam tapados ou não. Vai-se ver que ainda se lembram de dizer que foi o Patacão ou o Lourinhã, nos tempos áureos da CDU, que edificaram o castelo e então, sendo obra da CDU, farão com ela o que quizerem.

Bem, com tanto argumento estapafúrdio, é caso para dizer que "AO MAU CAGADOR, ATÉ AS CALÇAS EMPATAM".

enforcadinho disse...

http://ruadosenforcados.blogspot.com

Tempos de mudança, esperança e muita conversação no seu novo espaço de desabafos diários...