quarta-feira, 19 de novembro de 2008

CENTRO DE SAÚDE DE VILA VIÇOSA

(Clique na imagem para ampliar e ler a notícia)


A notícia na imagem, em jeito de comunicado, foi publicada no jornal Diário do Sul do passado sábado.

Interessante é a ausncia do natural alarido que a CDU costuma fazer nestas situações, mais ainda quando a razão parece assistir-lhe. Esperava-se mais, e há mais tempo, em defesa dos calipolenses, pois a acção de pressão e reivindicação da Câmara Municipal junto do Governo socialista, tem sido insuficiente e mesmo discreta.

Vá-se lá perceber porquê, mas existirão certamente razões para tal.

Pior ainda é a posição do PS de Vila Viçosa sobre o assunto, ou o seu total silêncio.

Depois de verem o Governo construir novos centros de saúde em vários concelhos vizinhos e remodelar outros tantos, como explicarão os socialistas calipolenses à população, durante a próxima campanha eleitoral autárquica, o desprezo do Governo PS para com Vila Viçosa, ao contrário de ... Borba, Alandroal, etc.?

Será porque o PS nacional e distrital não considera Vila Viçosa importante na sua estratégia eleitoral, ou será que não acredita nos seus protagonistas locais? Bem que podem deitar fora as 100 medidas porque assim, nem com outras tantas.

Já agora seria interessante esclarecer o teor da notícia, na parte que refere ter a CM de VV deliberado em reunião, um conjunto de medidas de reivindicação junto do Governo e organismos desconcentrados da Administração Pública.

O que é importante determinar é o sentido de voto dos 2 vereadores socialistas nessa reunião da CM:

  • Votaram a favor dessas medidas, opondo-se frontalmente ao governo e ao PS nacional, com a discordância e sem a confiança política do PS de Vila Viçosa?
  • Ou, votando contra ou abstendo-se, entraram em concordância local, apadrinharam em contrapartida um acto de prejuízo à vida dos calipolenses?

Certo parece ser que o PS não será alternativa à gestão dos destinos do concelho de Vila Viçosa nas próximas eleições autárquicas, porque, definitivamente, não é uma força política em quem os calipolenses possam confiar a construção de um futuro melhor.

4 comentários:

Anónimo disse...

Tás enganado, os xuxas de Vila Viçosa foram ontem a Evora a reunir com a direcção regional de Saude, onde quem manda é aquela senhora mulher do zurrão, mas que não assina pelo nome dele.

Parece que estão a preparar fazer a cama ao Evaristo, médico que teve a coragem de responder à CM colocando os pontos nos is: não há pessoal, por culpa do ministério da saúde.

Bastaria recordar a recusa da ARS na trasnferência (requisição, mobilidade) de funcionários do Minsitério da agricultura, residentes em VV, que pediram a sua transferência, porque estão em mobilidade especial (em casa, sem trabalho), mas que lhe foi recusada por essa inteligência de nome rosa não se sabe bem se zuouburrinha.

Claro que os democratas do PS, muito tolerantes que são, não admitem que o Evaristo, Calipolense competente e percebendo os problemas da população, diga a verdade sobre a incompetência da burra zorra.

Assim, pretendem voltar a abrir o internamento (no final do ano 2008) e já está agendada a colocação da 1ª pedra do novo C Saude para junho/2009 (mesmo antes das eleições).

Nem mais. Só resta saber quando começa a verdadeira construção, passadas as eleições legislativas e autárquicas.

Também se diz que aquele ilustre militante do PSD de VV que tem experiência de manifestações anti-encerramento de Centros de Saúde, com estágio feito em Redondo (e com aprovação, porque bastante contribuiu para os maus resultados eleitorais do PSD no distrito de Évora), se prepara para outra igual, mas desta vez, a favor do PS, porque ele está sempre contra o PSD.

Esperemos para ver.

A coisa promete.

Anónimo disse...

Já leram o comunicado da Concelhia do Partido Socialista de Vila Viçosa, ou andam distraidos.

Anónimo disse...

Os comunas de vila viçosa que trabalhem como os nossos vizinhos de borba. Não coloquem só a politica à freente mas vejam a competência das pessoas

Anónimo disse...

Outra visão do problema. Ao Presidente Condenado não interessa a construção do Centro de Saúde.
A construção do Centro de Saúde daria vantagem ao Partido Socialista nas Eleições. O centro de Saúde não ser construído dá vantagem ao Partido Comunista porque acusa o Partido Socialista. Estão a ver ou é preciso fazer um desenho??
É um exemplo clássico de como se sacrificam os interesses das populaçoes a favor da politica do poder.
É óbvio que neste momento só o PSD pode resolver o problema, se Vila Viçosa quiser um Centro de Saúde novo. Sem remendos como é o internamento do actual que só serve para atirar areia para os olhos da população.
O Partido Socialista porque não quer dar vantagem ao Partido Comunista e este ao contrário.
Quem lixa é o mexilhão o mesmo que dizer a nossa população que não conta para estas CONTAS DOS PARTIDOS.