quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

APROVADO CANDIDATO AUTÁRQUICO EM VILA VIÇOSA

José Palma Rita, 44 anos, Licenciado e Mestre em Sociologia e Desenvolvimento Regional, é o candidato que os militantes do PSD de Vila Viçosa aprovaram, no passado sábado, para encabeçar a lista de candidatos à Câmara Municipal, por proposta da Comissão Política concelhia.

Tendo crescido e estudado no concelho até à sua mudança para Évora onde frequentou a Universidade e hoje trabalha no Instituto do Emprego e Formação Profissional, o candidato designado aguarda agora a aprovação das estruturas regionais e nacionais do PSD para apresentar propostas orientadas para «uma nova dinâmica de alternativa aos protagonistas que presidem à Câmara há 12 anos consecutivos».



Apostando numa candidatura que pretende «valorizar a cultura e o património em benefício do turismo, enquanto pilar determinante do desenvolvimento do concelho e geração de novos empregos», área em que se especializou como consultor da Comissão Europeia, para a qual tem vindo a proceder à avaliação nacional de Programas de Iniciativa Comunitária, José Palma Rita já dirigiu do Centro de Emprego de Évora do IEFP, chefiou a Divisão de Certificação Profissional e foi Delegado Regional do Alentejo daquele Instituto Público.

Com mais de 20 anos de experiência profissional que agora propõe colocar ao serviço do concelho onde cresceu e estudou, o actual Presidente da estrutura concelhia do PSD de Évora e primeiro eleito do partido à Assembleia Municipal de Évora desde 2001, considera ser necessário «imprimir um ritmo mais intenso à captação de investimento para Vila Viçosa, aproveitando as infra-estruturas industriais existentes», com base numa aposta de construção e projecção de uma imagem mais amigável do concelho, a cujo município se exige «um apoio mais estruturado e consistente ao investimento», trabalho esse que é indispensável à «revitalização da actividade extractiva e transformadora dos mármores», vital ao emprego no concelho.

Detentor de experiência que passa pela vida académica como docente e investigador do Ensino Superior Universitário, colaborador de várias revistas técnicas e científicas, autor e coordenador de variada obra publicada, o candidato aponta ainda «estar esgotada a obra e projecto do actual executivo», que marcou o seu tempo e obra realizada em infra-estruturas básicas mas que não foi mais além do que isso.

A necessidade de recuperar uma importância económica e cultural que Vila Viçosa tem vindo a perder, justifica que o candidato acredite ser possível que os calipolenses venham a «dar oportunidade a soluções diferentes, mais ousadas e imateriais, apostando na promoção da imagem do concelho e na valorização turística do mesmo», de forma a atrair novos residentes, mais investimento, novas empresas e mais emprego, sem perda de «qualidade de vida e da garantia de elevados níveis de coesão social».

Vila Viçosa, 18 de Fevereiro de 2009

A COMISSÃO POLÍTICA DE VV DO PSD



7 comentários:

Anónimo disse...

Descobri esta notícia, recente:

«Com a definição da Zona Especial de Protecção do Centro Histórico será criado um Instrumento de Protecção e Salvaguarda do Património de Vila Viçosa que, em certa medida, irá reforçar a candidatura de Vila Viçosa apresentada à UNESCO a Património da Humanidade.

Uma primeira versão do instrumento de planeamento urbanístico foi aprovada pelo executivo em 25 de Julho de 2002 que, após longo e importante reajustamento, foi enviado ao então IPPAR em 19 de Março de 2004. Depois de várias e morosas diligências junto das entidades competentes o IPPAR em 3 de Outubro de 2006 notificou, finalmente, a Câmara, dando-lhe conta da abertura do processo respeitante à “Zona de Protecção ao Centro Histórico de Vila Viçosa”.

Em Abril de 2007 a Assembleia Municipal aprovou a versão final da Zona Especial de Protecção de Vila Viçosa e o documento foi enviado para o IPPAR em 16 de Maio desse ano. Em Junho seguinte, dia 12, a então ministra da Cultura exarou o despacho de homologação.

A Câmara cumpriu, depois, rigorosamente, todas as formalidades inerentes ao avanço do processo. Até hoje, mais de ano e meio transcorrido, o processo aguarda publicação em Diário da República.

É sobre esta situação de 'deixa andar' que a autarquia calipolense protesta e, dia 28 de Janeiro último, aprovou uma moção onde manifesta o seu «profundo desagrado» pela morosidade do desenvolvimento do processo e renova o «pedido ao ministro da Cultura» para que este diligencie «urgentemente» no sentido da ZEP de Vila Viçosa ser publicada no órgão oficial da República portuguesa.

Da tomada de posição do executivo camarário calipolense foi dado conhecimento a, entre outras entidades, Grupos Parlamentares da Assembleia da República, IGESPAR (antigo IPPAR) e Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.»

O PSD não tem vereadores na câmara, por isso não esteve nesta manifestação de descontentamento contra o Governo socialista. Mas o PS tem vereadores, 2, que devem ter votado a favor do descontentamento contra o regabofe que vai no funcionamento do Estado.

E se o PS ganhasse a câmara, ela funcionava melhor, ou funcionava assim como funciona o Estado, com esta coisa a que chamam socialismo?

Anónimo disse...

Pareçe que desta vez o candidato do PSD não é um músico! Desta vez é um mestre!

Muitos diplomas e tal, mas senhores a realidade do concelho são pessoas que não dão quaisquer tipo de importancia a diplomas, mas sim quem mais conheçe o "terreno" onde se move...Neste aspecto o condenado tem clara vantagem em relação a todos os outros candidatos. E ainda por cima está com uma maioria absoluta!
Pareçe-me que daqui a 5 anos é que isto dá pica!

O do PSD reside fora!
O do PS reside fora!
O do CDS (que nem conta para nada) reside fora!

O condenado joga em casa!

Anónimo disse...

Não habitando em Vila Viçosa, poderá não conhecer alguns buracos da calçada mas tem o que é necessario:

"Expert da DG XXIII da Comissão Europeia em Grupos de Alto Nível para o Turismo e Emprego"

TURISMO e EMPREGO

Tia Simpa disse...

O largo palmarés politico do Palma Rita é sem dúvida uma excelente mais valia para Vila Viçosa!Assim tenha ele ajuda e apoio do PSD/Vila Viçosa e da população.
Acredito sériamente que irá trabalhar em prol da melhoria das condições de vida dos Calipolenses. É empenhado, tem experiênciae uma visão da realidade fora do comum. É um acto de muita coragem, neste momento de grandes incertezas, dar a cara por uma candidatura e por um concelho tão importante como Vila Viçosa.
Parabéns Dr. Palma Rita. Tem todo o meu apoio!
Força! Vamos a eles, carago.....

Anónimo disse...

Só publicam o que lhes interessa.

As petas que andam a pregar sobre o vosso candidato serão desmascaradas em devida altura e depois estou para ver qual a vossa cara.

eh! eh! eh!

Anónimo disse...

Ao anonimo de 20 Fevereiro de 2009 as 15:12

Refere-se a quem? Ao Roma?

Anónimo disse...

É engraçado ver como todos viram a casaca e depois se atacam uns aos outros...

Apresentem soluções e deixem-se de mariquices se é do PSD ou se é do CDS ou do PS, Voçes próprios já o apoiaram... Aquele que dá melhores condições é aquele em quem se vota, as eleições autarquicas nestes pequenos concelhos decidem-se não pela cor politica mas sim pelo nome de quem dá a cara.

Os partidos politicos nos dias de hoje trata-se apenas de jogos de interesses, abuso de poderes, corrupção, e por ai em diante. As pessoas estão fartas de politica e politicos.

Trabalhem e assumam de uma vez por todas o potencial concelhio, Vila Viçosa merece mais e melhor, respeito, dignidade, reconhecimento, etc. Digam por exemplo o que é Óbidos tem a mais que Vila Viçosa??? Nada, Vila Viçosa é que tem o seu potencial escondido, a nivel patrimonial, histórico, no turismo, no reconhecimento de figuras importantes na sociedade portuguesa e por ai em diante....

Mereçemos muito mais!!!