
No mesmo dia em que a comunicação social regional dá conta da adesão dos municípios de Estremoz e Portel ao grupo de outros (seis) concelhos do Sistema Multimunicipal de Abastecimento e Saneamento do Centro Alentejo, os calipolenses foram confrontados com mais uma das inúmeras e repetidas interrupções de fornecimento de água nas suas casas.
A adesão dos municípios de Estremoz e Portel deixa agora mais isolado o concelho de Vila Viçosa na resolução do problema de abastecimento de água pela via e solução alternativa que a CDU tem vindo a defender até agora, sendo previsível que o problema continue por resolver, como aconteceu nestes 12 anos de gestão CDU na Câmara Municipal.
Mas, para além do abastecimento de água, que deveria privilegiar as soluções de captação de superfície e preservar os aquíferos subterrâneos enquanto reservas estratégicas, Vila Viçosa padece ainda de outros males nesta matéria, nomeadamente no que refere à qualidade e estado da rede de abastecimento de água, que sofre roturas frequentes.
Trata-se de um problema que afecta toda a população calipolense, com elevada frequência e se tem tornado recorrente nos últimos meses. Agora foi junto à Caixa Agrícola, na Rua Públia Hortênsia de Castro, antes havia acontecido por 2 vezes na Quinta Augusta, uma de manhã outra à tarde do mesmo dia.
O PSD já por diversas vezes abordou este tema, dada a sua importância na melhoria da qualidade de vida dos calipolenses, defendendo uma intervenção de fundo ao nível da renovação do sistema de abastecimento urbano de água a habitações e estabelecimentos industriais, comerciais e outros, de forma a assegurar uma regularidade que, quando interrompida causa elevados prejuizos à economia local.
O entendimento da CDU tem sido outro, nomeadamente a aposta em deslocar os mais idosos para passeios fora do concelho, aos fins de semana, desvalorizando a solução dos problemas que afectam a qualidade de vida dos mesmos e dos restantes habitantes, no dia a dia da restante semana.
5 comentários:
Consta-se que a CDU mandou recentemente abrir um novo furo em Vila Viçosa e não deu água.O mais grave desta gestão á andar a gastar enormes verbas em arranjo e pavimentação de Ruas sem is substituindo as infraestruturas e depois ao fim de pouco tempo há roturas e lá se vai estragar o trabalho feito.Resultado:as Ruas do Concelho parecem um mapa de remendos.
Creio que os mais recentes acontecimentos, a vários níveis, em Vila Viçosa, só demonstram que, de facto, o ciclo CDU em nada tem contribuído para o desenvolvimento do concelho! É necessário que o eleitorado pondere a necessidade de mudança e decida dar um novo rumo à gestão da autarquia! Como calipolense, sinto-me envergonhado por ver os outros concelhos limítrofes a crescer, do ponto de vista económico e social e Vila Viçosa permanecer imóvel, esperando algo aconteça! Apelo à união de todos para uma ruptura com o passado, esperando que o futuro possa trazer uma nova dinâmica à nossa terra. O José Palma Rita é o candidato ideal para que esta hipótese se torne uma realidade!
É de facto vergonhoso que em 12 anos de condenado nãda se tenha feito na rede em baixa senão remendos. Fizeram a conduta para S. Romão e pouco mais.
Que rede de águas existe na Vila ?? que perdas tem? Só sabemos as roturas que são muitissímas.
Se não aderirmos Às Águas do Centro Alentejo estamos condenados a ter graves problemas de abastecimento de água.
tudo bem há problemas com o abastecimento de água aá população da Vila porque nas freguesias não há falta de água no abastecimento, mas não há falta de água nos furos é um problema de rupturas que a breve tempo terá solução. agora o que não entendo é porque é que o PSD faz questão em misturar os passeios dos idosos com a falta de água nas torneiras isso é dar tiros nos pés dá a impressão que se viessem a ser poder em Vila Viçosa todos os apoios que neste momento os idosos estão a usufruir por parte das Autarquias (Câmara e juntas de freguesias)o PSD acabaria com eles todos tal o òdio que revelam ter em relação aos idosos, tenham juizo deixem os idosos em paz e digam claramente qual é a vossa politicas em relação a nós idosos,porque o nosso voto conta e até agora da parte do PSD é só ataques ás politicas que favorecem os idosos
não publicaram o comentário de ontem censuraram, eu avisei que estava para breve o arranjo da ruptura, hoje Vila Viçosa já tem agua novamente e não foi as aguas do Alentejo que troxeram a agua foram os trabalhadores da Câmara e o Presidente Condenado que foi incansável até descobrir a ruptura, podem não divulgar mas têm que ler o que escrevo
Enviar um comentário