segunda-feira, 28 de abril de 2008

COMÉRCIO E TURISMO EM VILA VIÇOSA




Ao fim de 12 anos de mandato da CDU na Câmara de Vila Viçosa, importa fazer alguma reflexão sobre o estado do comércio e do turismo do concelho, procurando respostas para as seguintes questões:

  • Qual é a capacidade de atracção turística de Vila Viçosa hoje que se revele marcante e distintiva face a outras ofertas regionais (Alentejo) e nacionais e a outros pólos de interesse ibérico?
  • A fixação de turistas por períodos mais prolongados é hoje uma realidade ou nem por isso?
  • A sinalização e informação turística no centro histórico da Vila e no concelho existe e é satisfatória?
  • Que novas ofertas turísticas (produtos) foram estimuladas nos últimos 12 anos (turismo industrial, cultural, ...)?

  • O aproveitamento do potencial de segmentos distintivos da oferta como o turismo religioso, têm sido aproveitados?
  • Que estratégias de promoção têm sido seguidas (eventos culturais, participação em feiras e exposições nacionais e internacionais, comemorações locais de momentos históricos, valorização dos ilustres nacionais que nasceram e viveram em Vila Viçosa...)?

  • Que iniciativas desencadeia a Câmara Municipal para articular e associar o turismo ao comércio local e à restauração, promovendo o escoamento dos produtos industriais e agroalimentares regionais (artesanato de mármore, gastronomia …)?
  • A actividade turística aumentou realmente no concelho nos últimos 12 anos e gerou novos postos de trabalho? Criou novas empresas e empregos? Induziu novas actividades económicas que tenham diversificado a base económica do concelho?
  • O comércio local é hoje mais competitivo face aos pólos comerciais mais próximos como Elvas, Badajoz e Évora?
  • Que iniciativas de animação comercial promovidas pela Câmara Municipal têm marcado o concelho?
  • Há espaço físico e infra-estruturado para actividades de feiras e exposições para promoção da actividade económica local?
  • Verificou-se alguma candidatura da Câmara de Vila Viçosa aos programas comunitários para requalificação e revitalização comercial do centro da Vila?
  • O comércio local tem beneficiado de uma promoção turística e valorização económica decorrente da monumentalidade da Vila?
  • O QUE FOI FEITO E FUNCIONA BEM?

    O QUE PODE SER MELHORADO?

    O QUE JÁ NÃO FUNCIONA E DEVE SER MUDADO OU ABANDONADO?

    O QUE FALTA E DEVERIA TER SIDO FEITO?

    O QUE É PRECISO FAZER NO FUTURO?

    8 comentários:

    Anónimo disse...

    Lendo atentamente as questões que colocam, só obtemos uma resposta:
    NADA. Nada disto foi feito. Governa-se uma camara durante 10 anos a contar com a economia e emprego dos Marmores, quando estes passam por uma crise, chegamos à conclusão que não resta NADA.

    Anónimo disse...

    0 (ZERO)...
    Apostas nulas em nulidades, quando temos um património cultural e religioso enorme. É triste e vou deixar de comentar aqui, pois estou a ver que não é aqui que se obtêm respostas!

    Anónimo disse...

    Falam... falam... mas onde estão os PSD's de Vila Viçosa. Já agora estão com o Santana ou com Velha.

    Anónimo disse...

    Este ano adorei o Fogo de artifício a marcar as comemorações do 25/4.
    Praça cheia, grande expectativa, até aparecer alguém a avisar que as eleições são para o ano, este ano vão poupar para o ano é a dobrar, é que falta 1 ano e meio e o povo pode esquecer, assim guardam-se os foguetes e as canas para o ano.
    Ao que chega o ridículo da CDU.

    Anónimo disse...

    Temos o que merecemos.Até deixámos que o Manuel Condenado ganhasse com maioria absoluta. Acho que ainda é pouco o que nos estão a fazer. Cá por mim ia viver para Borba, pelo menos lá respira-se desenvolvimento e grandes obras.

    Anónimo disse...

    Óbidos vence candidatura europeia para criar cluster criativo
    Óbidos e mais quatro cidades europeias viram aprovada a candidatura a programa operacional «Urbact II», entre 24 projectos seleccionados, com vista a incentivar a fixação de indústrias e empregos criativos em pequenos centros urbanos.

    E VILA VIÇOSA? O que faz a CDU?
    NADA, NADA, NADA.

    Anónimo disse...

    Publicado em jornal regional de ontem, dia 02 de Maio, estava a abertura de concurso da câmara de VV para arrelvamento de campo de futebol em Bencatel.

    E os de S. Romão, não têm direito ao pavilhão?

    Será porque o veredador dos comunas é de bencatel?

    Serioa estea a obra mais importante do regime, ou as piscinas municipais não mereceriam já obras?

    E um multi-usos em Vila Viçosa, não seria mais importante?

    Não deixa de ser importante relvar o campo de futebol em Bencatel, desde que todas as outras necessidades também sejam satisfeitas.
    Estão lá há 12 anos. Não me digam que isso é para o próximo mandato.

    Anónimo disse...

    Devem visitar o link abaixo. É necessário a imprensa algarvia para divulgar estes dados?! E Vila Viçosa não diz nada? As pessoas não se unem? Certo que praticamente ninguem de Vila Viçosa sabe que nos vão tirar o nosso museu dos Coches...Enfim!!!

    http://www.algarvenoticias.com/noticias/artigo.php?op=a87ff679a2f3e71d9181a67b7542122c&id=6cf821bc98b2d343170185bb3de84cc4