domingo, 20 de abril de 2008

UMA GESTÃO PROVINCIANA


Anónimo disse...
Vila Viçosa, Évora, Santiago do Cacém e Sines foram os concelhos que na década de 1980 aumentaram a sua população no Alentejo, fruto em parte (pelo contributo do saldo migratório) da capacidade de atracção de população.

Na década de 1990, Vila Viçosa já não figurou nesse conjunto, antes pelo contrário, perdeu 2,2% da sua população, tendência que continua a verificar-se nesta peimeira década do séc. XXI, ao contrário do que acontece em concelhos como Vendas Novas, Sines e Santiago do Cacém.

Ora, se a Câmara de Vila Viçosa não aproveitar esta última oportunidade do QREN para, com dinheiros comunitários europeus, criar infra-estruturas que não tem, ao nível do desporto e da cultura e melhorar/expandir as existentes, dificilmente poderá atrair quadros jovens qualificados para morarem neste concelho e aqui se radicarem com as suas famílias, cujos filhos necessitam de acesso a modalidades desportivas e actividades culturais que aqui não encontram mas que outros concelhos oferecem.

Não há cinema? Então mas que aldeia é esta? Qualquer dia ainda perde o estatuto de vila.

Mas, em contrapartida, há a geminação com Siguenza, seja lá o que isso significa, que também tem um castelo e permitirá ao presidente e seus vereadores fazer umas viagens por lá.

Qual o resultado? Vão divulgar os produtos do concelho em algum mercado internacional importante? Vão promover turisticamente o concelho em algum mercado emergente?Vão aprender como se faz por lá, porque concstitui algum case study internacional?

A CDU que está na Câmara é puramente provicnciana e degradante.

20 de Abril de 2008

8 comentários:

Anónimo disse...

No programa do Hermanamiento/geminação com Siguenza, há uma visita guiada à Vila. Bem, pelo menos agora vê-se o resultado positivo do trabalho da CDU, ao nível do calcetamento que permitirá a estes ilustres visitantes testemunhar em boas condições de mobilidade pelas ruas da vila (imaginamos que a pé pelas blrilhantes calçadas) a obra da CDU em 12 anos. Qual é?

A CDU é a grande inspiradora da obra de Florbela Espanca pelo estímulo marxista à defesa da condição das mulheres;

A CDU é a grande obreira da obra de Henrique Pousão, de Públia Hortênsia de Castro e de Bento de Jesus Caraça. Sem a CDU, nunca eles teriam sido notáveis da sua época.

A CDU contribuiu decisivamente para a que D. João IV reflectisse correctamente neste Paço Ducal para empreender a recuperação da soberania e a restauração da independência na cional.

A CDU é a grande responsável pela Padroeira Nª Senhora da Conceição... Ah, não isto já não é obra da CDU.... O que irão dizer sobre isso aos visitantes?

Se não falarem destas imaginadas alarvidades, de que outras obras falará a CDU aos visitantes espanhóis ??????

Anónimo disse...

Bonito, ver os comunistas votar em força nas sondagens deste Blog.

Não estranha a ninguém que o façam, é mais uma forma de escamotear a inoperância dos últimos 10 anos, é assim que continuam a enganar a população, mostrando aos mais desatentos que até num Blog do PSD as condições lhes são vantajosas.
Triste figura, numa terra onde para se sobreviver a população tem que mendigar um emprego na câmara, onde os jovens são obrigados a imigrar por falta de oportunidades e este Executivo Comunista teima em tapar o sol com a peneira com a ambição de ganhar as eleições, continuando a penhorar um Concelho que poderia ser uma prosperidade.
Sei colocar-me no lugar dos habitantes deste Concelho, a vida está complicada, não existem soluções e acabam por recorrer a uma Câmara CDU que esfrega as mãos, chantageando quem implora um trabalho, em troca de votos.
Por quanto mais tempo vamos continuar assim? Haja vergonha!

Anónimo disse...

Politica provinciana, é assim que se pode chamar à politica do Partido Comunista.
Sempre entendi que as tarefas têm que ser divididas, por isso temos o Presidente, líder máximo do executivo, a vereação, aos quais são atribuídos pelouros compartindo as obrigações com adjuntos e secretários, por hierarquias seguem-se os chefes de secção, encarregados etc, para fiscalizar o executivo temos a Assembleia Municipal.
Agora pergunto, é assim em Vila Viçosa? Ou aqui temos um presidente que manda em tudo e em todos e ai daqueles que se atravessem à sua frente.
Este comportamento origina erros atrás de erros, fiscaliza sem saber fiscalizar, manda onde não deve, sem pedir pareceres, e depois toca a remediar, a desmanchar para fazer de novo.
Um Presidente deve sair da cadeira, não para fiscalizar, mas para manter contactos, para captar investimentos, pugnar com entidades competentes estatais para atrair projectos, sensibilizar os órgãos governamentais dos problemas Locais das necessidades do nosso Concelho. Mas não, trata-se apenas do poder pelo poder, governar uma câmara à base de empréstimos, endividando o município, à base de emprego precário rebuscando a mão de obra no fundo de desemprego, bloqueando investimentos por falta de apoios logísticos, parcerias com aldeias espanholas bem longínquas da nossa terra, apadrinhando actividades desportivas que não trazem mais que 1 hora de publicidade sem qualquer relevância económica.
Sr. Presidente, a previsão é de que vencera novamente, mas aprenda a dirigir uma Câmara dignamente.

Elvascidade disse...

Aqui deixo o convite para que se juntem a todos nós na divulgação de uma causa tão importante para a cidade de Elvas, Hospital de Elvas “Perigo de Derrocada”, visitem o meu blog. Adoptem o logo, e divulguem-no. Precisamos de alertar as mentalidades para este grande problema. Precisamos de lutar por aquilo que é nosso e a que temos direito.
Um abraço.

Anónimo disse...

Parece certo que o Condenado voltará a ser cabeça de lista pela CDU, depois do jantar recente na churrasqueira em que tal terá sido anunciado ao cículo mais restrito.

A pergunta que se me oferece fazer é se o homem não percebe que os ciclos políticos longos personalizados só acarretam estagnação e atraso, como a CDU bem tem mostrado por esse Alentejo fora. Não perceberá que está esgotado o seu ciclo?

O que a população deve perguntar é: o que terá Condenado de novo para oferecer aos calipolenses que não tenha já mostrado em 12 anos?

Anónimo disse...

COM QUE ENTÃO NÃO HÁ ESPECTÁCULOS DE CULTURA VILA?
Aqui está a notícia que contraria isso:

Vila Viçosa : Abre temporada de concertos no Paço Ducal
24-abr-2008
Uma temporada de concertos de música clássica abre hoje na capela do Paço Ducal de Vila Viçosa, com o Quarteto Odeon. Segundo a promotora, Fundação da Casa de Bragança, a temporada de concertos contará com um total de oito recitais, na capela do Paço Ducal, com entrada livre. Depois do de hoje, os concertos seguintes decorrem de Maio a Outubro, na última sexta-feira de cada mês, às 21:00, estando o encerramento marcado para 12 de Dezembro, com o recital de Natal.

Anónimo disse...

Muita parra, mas pouca uva.
Vila Viçosa terra de grandes encantos de imensa historia com um património cultural invejável.
Mas sem iniciativa para o dinamizar, sem capacidade politica para receber e saber manter o turismo, sem vontade de mostrar a beleza do nosso Concelho.
Passados 3 mandatos, quase 12 anos, fica demonstrado o trabalho da CDU, para quem acha que estamos melhor, pois bem ou não conhece outras paragens ou será igualmente pouco ambicioso, para quem se sente lesado com a inércia do Sr Condenado e companhia, será tempo de mudar, entramos num desespero que asfixia até os mais condescendentes. Basta!

Anónimo disse...

Tenho observado que os camaradas têm votado em força, mas seria benéfico para o debate Politico em torno do nosso Concelho que deixassem as razões da vossa escolha.