sábado, 11 de outubro de 2008

TRANSPARÊNCIA NA GESTÃO AUTÁRQUICA PRECISA-SE

É bem conhecido de todos, especialmente dos autarcas em exercício, que a participação das populações no acompanhamento da gestão da coisa pública local é bastante reduzida, para não dizer quase nula mesmo.

Assim, apesar de públicas serem as sessões de reunião da Câmara Municipal, bem como da Assembleia Municipal, onde são tomadas as decisões que afectam o quotidiano e o futuro dos concelhos concelho e seus residentes, as mesmas estão, em regra, desertas na sua totalidade ou quase.

Conscientes deste facto, cabe aos autarcas com responsabilidade na gestão dos órgãos locais executivos (pelo menos nestes), aproximar o mais possível a actividade desenvolvida, dos cidadãos que por ela são afectados, procurando fazer chegar pelas mais diversas vias disponíveis, a informação aos seus destinatários potenciais, que em regra não tomam a iniciativa da sua procura.

Seria por isso interessante que os calipolenses e outros cidadãos que em qualquer momento ou lugar do mundo consultam a página web da Câmara Municipal de Vila Viçosa se deparassem, no que à actividade municipal respeita, com a disponibilização dos principais intsrumentos de gestão autárquica anualmente aprovados pelos órgãos locais, a saber: as Grandes Opções do Plano e respectivo Orçamento anual, bem como os Relatórios de Actividades anuais do município.

Há vários municípios aqui bem perto de nós que já assim procedem, colocando à disposição dos utilizadores e visitantes da página web, aqueles documentos em formato pdf, coisa que é simples de fazer e não acarreta encargos financeiros que não possam ser suportados.

Uma sugestão, para não dizerem que não existem. Temos a esperança que possa seja acatada, para que outras possam continuar a ser feitas ...

Sem comentários: