segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A ANIMAÇÃO COMERCIAL, PODERIA MELHORAR, PELO MENOS NO NATAL


A localização geográfica de Vila Viçosa, no eixo comercial de Lisboa/Évora-Badajoz acarreta à localidade um conjunto de constrangimentos ao nível da actividade comercial, que se prevê virem a crescer nos próximos anos, aquando da prevista construção de 2 espaços comerciais de grandes dimensões (dimensão regional) que exercerão sobre a população calipolense forte efeito de atracção: um em Évora e outro em Badajoz.





Ainda assim, ou por isso mesmo, há que preparar antecipadamente algumas medidas que permitam diminuir os constrangimentos e efeitos nefastos sobre o comércio local desses acontecimentos que se sabe virão a ocorrer, jogando essencialmente com o que se reconhece poderem constituir os elementos diferenciadores e individualizados, específicos de Vila Viçosa, que possibilite apresentar atractivos que outros não possuem, com reflexos ao nível comercial nos estabelecimentos existentes.



Para além de constrangimentos, a localização geográfica gera igualmente um lote de oportunidades para Vila Viçosa cujo limite de aproveitamento é apenas constituido pela criatividade e capacidade de empreendedorismo autárquico, na geração de eventos que atraiam visitantes que, durante todo o ano, mas em especial durante o mês de Dezembro se deslocam no eixo Lisboa-Badajoz.




O que é possível observar de actividade da CM em época natalícia, com objectivo de dinamização comercial, passa pela colocação de um presépio à escala humana na Praça (Av. Bento de Jesus Caraça), iluminação de algumas laranjeiras, iluminação da rua de Cambaia (Rua Dr. Antonio José de Almeida) e nada mais.

De fora ficam outras artérias comerciais como a rua do Hospital (Rua Gomes Jardim) e a Rua Florbela Espanca. Para além de se poder encarar nesta matéria medidas de impacto mais duradouro como o encerramento definitivo ao trânsito da Rua do Hospital com eventual alargamento do passeio até à Igreja da Misericordia, na verdade ficam por realizar algumas iniciativas que exigiriam maior criatividade por parte da CM, capacidade negocial com outras entidades (ex. da Fundação da Casa de Bragança), bem como envolvimento da população em geral e dos comerciantes em particular.


A localização do presépio na encosta do castelo com iluminação adequada, a iluminação dos pinheiros junto à muralha do castelo e uma iluminação criativa de toda a muralha, com amplos atractivos de visibilidade nocturna em termos de raio de acção, porderiam constituir factores de destaque durante todo um mês que aproveita ainda mais do facto de ocorrerem em Vila Viçosa as celebrações religiosas marianas.

Enfim, quem sabe se no próximo ano ou nos seguintes poderemos ver concretizadas soluções mais criativas e originais ...

17 comentários:

Anónimo disse...

O facto de a decoração natalícia ser completamente modificada e alargada, implica um gasto desnecessário para a CM.Caso se esqueçam estamos em época de crise, nada como um bom aperto de cinto!!
A beleza de Vila Viçosa será sempre a mesma, seja com luzes e presépio no castelo ou não...o que só desfavorecia bastante, pois a população já tem como hábito, desde a exposição das figuras do presépio na praça, a visita com a família e tbm o facto da população poder estar perto das figuras.
Para quê mudar uma coisa que já se considera tradição e que faz a alegria de tantas crianças??

Anónimo disse...

Se nada for feito, os Espanhois vão continuar a cilindrar-nos.
Temos que arranjar uma solução, seja comunista, Socialista ou Social Democrata.

Anónimo disse...

Em tempo de crise temos que ter imaginação, veja-se o exemplo de Obidos.
Mas na realidade por cá, não passamos do mesmo.
Ainda ontem na TVI tivemos o 1º episodio da serie Equador que teve algumas filmagens em Vila Viçosa, que iniciativas teve a Camara?
Porque não convidam o autor da obra (Miguel Sousa Tavares) a visitar o nosso Concelho?
Trata-se de um escritor mediatico e com muitas influencias na Comunicação Social, é sempre uma mais valia na divulgação da nossa terra, ainda mais nesta epoca Natalicia.
Com as potencialidades comerciais de Badajoz, e com o desenvolvimento dos Concelhos limitrofes, não podemos esperar por milagres.
Por isso temos que pensar melhor o atraso a que nos estão a sujeitar e já lá vão 12 anos.

Anónimo disse...

Sem comentários....Vão a Borba ver a animação de Natal e as figuras dos presépio em tamanho natural. Aprendam com quem sabe.

Anónimo disse...

Ao primeiro comentador deste post:
Será por pensar dessa forma que o comunismo não evolui, não podemos pensar só na nossa população temos que pensar em atrair visitantes, chamar turistas, fazendo desta forma com que o comercio e a restauração esqueçam a crise.

Anónimo disse...

Fico incrédulo com a demagogia instalada nesta espécie de antro de dizer mal!
O comentador anterior (23 de Dezembro de 2008 9:09) é prova disso.
Li atentamente o primeiro comentário e constatei que não há nenhum indício de que tal pessoa seja comunista, no entanto é catalogada como tal.
Este blog, não só por esta situação revela-se claramente anti-comunista, até acho normal, mas dizer que todos os que vos contrariam também o são, é ridiculo...
O post da biblioteca então é a cereja no topo do bolo da demagogia e infantilidade política...Passam o tempo a dizer que querem obras, e quando apareçe o anuncio para a construção de um equipamento essencial para o nosso concelho, entram em pânico!
Penso que devem medir bem as vossas palavras, pois dizem muitas barbaridades que um dia podem custar caro, por exemplo na fase de eleições. O PSD de Vila Viçosa neste momento é conhecido como um grupo de individuos sem rosto, que se escondem atrás de um monitor e disparam críticas negativas sem quaisquer tipo de informação credível.
É do conhecimento de todos os calipolenses que o PSD está acabado em Vila Viçosa.
Sem rosto, sem ideias, sem cadidato, sem dinamismo, sem representação, sem nada!

Bom natal a todos os calipolenses...

Anónimo disse...

As pessoas que vivem em dificuldades não se alimentam de grandes iluminações, precisam é de ideias para os tirar da pobreza.

Anónimo disse...

Ao @ 23 de Dezembro de 2008 14:55

Desejo apenas como prenda de natal que ganhes uma gillette no sapatinho. Ah, desculpa, esqueci-me que não usas...

Anónimo disse...

Ao comentador de 23 de Dezembro de 2008 19:51, desejo-te que o pai natal te traga um neurónio. Ah, desculpa, esqueci-me que não usas...

Anónimo disse...

Será que o presidente da Câmara de Óbidos aprendeu com o Bacalhau quando foi presidente da Câmara de Vila Viçosa, não nos podemos esquecer que o Líder dos PPDocas em Vila Viçosa é o famigerado Bacalhau.
Afinal que são vocês? que partido é este que se esconde atrás do anonimato e da ofensa gratuita? Vocês são na política aquilo que são na vida: Nada. Filho de... Neto de... se tivessem que viver do que conseguissem morriam à fome, cambada de inúteís. Por isso é que nem cara tem para aparecer ao eleitorado e ainda andam à procura de uma vítima que certamente, a exemplo do fadista, virá de fora e cairá que nem um patinho.
Por isso a única alternativa à CDU é o PS e, em vez de andarem a brincar deviam pensar um pouco e fazer uma coligação com o PS para derrubar a CDU, é a única forma de mudar alguma coisa. Tratem-se

Anónimo disse...

E outros anteriores membros do PSD, casados com filhas de homens ricos e cunhados de medicos.

Anónimo disse...

São tão tristes que até fazem oposição a si próprios. Ah Ah Ah

Anónimo disse...

Foi assim que até os vereadores perderam. Pudera, então esses rapazes só queriam aparecer na TV à frente das manifestações do Centro de saúde do Redondo e ganharem o ordenadinho de directores do IPJ, o que queriam?

Sempre foram uns putos tristes que até fazem oposição a próprios. Ah Ah Ah

Anónimo disse...

Pois realmente o que faz imensa falta a Vila Viçosa é uma vila Natal!!!De preferência,sim porque estamos numa época de crise, aproveitem os politicos locais para se fantasiarem de duendes,Pais Natal,renas e tudo o que a vossa imaginação permita!!!!

Anónimo disse...

Depois de ler todos comentários cheguei à triste conclusão que VILA VIÇOSA está um caos porque uns são parvos, e os outros, também.
Os tipos da cdu e o chuchas do ps têm uma coisa boa, pouca inteligencia, no entanto, o pessoal do psd, que pensa que é inteligente, consegue ser ainda pior.
Escrevam alguma coisa construtiva, pelo menos uma vez na vida.

Anónimo disse...

A cdu em VILA VIÇOSA continuará a genhar eleições, não por mérito do actual presidente, mas por demérito dos candidatos do ps,do cds e do psd. Nas próximas eleições autárquicas temos, pela cdu o actual presidente, pelo ps um rapazinho que anda por aí (fala pouco e acerta ainda menos), pelo psd um moço novo (carapau de corrida que tem a mania que é esperto), pelo cds um regente agrícola (aprendeu umas leis e agora é doutor). Fiquem sabendo que sou do psd, mas com candidatos destes só me apetece é subir aos postes e apalpar o c... às canecas.

Anónimo disse...

Ontem, dia de reis, Vila Viçosa recebeu imensos espanhóis estavam todos admirados por já não haver presépio... Ganda animação de rua houveem Vila Viçosa ou será que vão festejar o natal ortodoxo???? (como na Rússia). Que vergonha...pobre terra!