terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

ENTREVISTA AO JORNAL REGISTO (TEXTO COMPLETO)


1 - Motivos que levaram a avançar com esta candidatura em Vila Viçosa?

Fazer política significa influenciar a construção do futuro dos locais e seus contextos, sejam eles locais, regionais, nacionais ou mesmo mais amplos. Significa prosseguir uma missão de serviço público, de contributo para a construção de um futuro colectivo, colocando ao serviço do interesse comum as capacidades individuais.

Fazer política significa ter desprendimento, não depender da política para sobreviver economicamente, não entender a política como veículo de promoção pessoal. Significa não ser oportunista, mas sim aproveitar a oportunidade de contribuir para a construção de um futuro mais risonho para os nossos filhos.

Fazer política significa colocar ao serviço do futuro coletivo a experiência acumulada em contextos mais vastos e complexos. Significa não estar dependente dos benefícios, mas antes ter construído uma sólida carreira profissional que pode ser mobilizável para uma causa que pretende contribuir para a construção de um futuro melhor.

A decisão de intervenção política no município de Vila Viçosa só acontece depois de garantido o desprendimento e não dependência da mesma actividade, que só se conseguem com autonomia profissional e económica da actividade política de quem já atingiu as posições de topo dos seus percursos profissionais e considera que o contributo da experiência adquirida poderá ser relevante para o concelho onde praticamente nasceu, cresceu desde os poucos meses de idade, estudou e residiu e sempre esteve próximo.

2 - O que é um bom resultado nas próximas eleições? O facto de viver em Évora beneficia ou prejudica as expectativas de um bom resultado?

Sou de Vila Viçosa para todos os efeitos, pois os meus pais já trabalhavam naquele concelho quando nasci (no concelho de Alandroal), tendo crescido em Vila Viçosa desde os poucos meses de idade, frequentado o ensino primário, preparatório e secundário, primeiro nas antigas instalações das cocheiras do Paço Ducal (local onde o meu avô paterno foi militar) e mais tarde nas novas instalações daquela que é hoje a Escola Secundária Públia Hortência de Castro, que com os meus colegas inaugurámos já no 12º ano de escolaridade.

Resido oficialmente em Évora por motivos profissionais mas sempre mantive as ligações e os laços a Vila Viçosa onde residem os familiares ascendentes meus e da minha esposa, pelo que a frequência de deslocações foi sempre pelo menos semanal ao longo dos anos, quer para visita aos familiares, quer para transporte dos filhos para casa das avós durante os períodos de interrupção escolar.

A questão da pertença e da identidade calipolense é por isso uma falsa questão.

As expectativas quanto ao resultado eleitoral autárquico são animadoras pelo facto de a CDU já ter tido tempo mais que suficiente para desenvolver as suas soluções para Vila Viçosa (12 anos), sendo o momento de dar lugar a projectos alternativos.

Tal significa que, se os calipolenses decidirem confiar numa alternativa segura e credível para gerir os destinos do município nos próximos anos, o PSD estará pronto a assumir a confiança nele depositada de, através de uma equipa jovem, com competências diversas e complementares, dirigir o executivo municipal e proporcionar as condições de mudança necessárias à construção de um futuro diferente e mais promissor para o concelho de Vila Viçosa e seus habitantes.

No entanto, se os calipoleneses considerarem, por qualquer outra forma de expressão, que a presença do PSD na composição do executivo municipal se revela determinante para contribuir no processo de construção do futuro do concelho, os eleitos em listas do PSD não enjeitarão as suas responsabilidades nem a confiança que os eleitores neles depositarem e tudo farão para, de uma forma articulada e coerente ao nível dos vários órgãos autárquicos (freguesias, Assembleia Muncipal e Câmara), assumirem o seu mandato até ao fim, numa perspectiva de continuidade e de construção de soluções de futuro para o concelho, propondo e defendendo em todos os palcos as soluções que considerem mais adequadas e que respeitem os seus programas eleitorais aos diversos níveis.

3 - Vila Viçosa já foi uma câmara gerida pelo PSD. Pode voltar a ser em 2009? Como é que a candidatura foi aceite pela concelhia do PSD?

Vila Viçosa é um concelho cuja população revelou sempre aos longo de todos os actos eleitorais desde 1974 saber distinguir claramente qual o objectivo e as consequências de cada um dos diferentes actos, símbolo de elevada maturidade política.

Tal maturidade foi determinante em eleições autárquicas que deram crédito a opções políticas do PSD traduzidas em propostas eleitoriais apreciadas favoravelmente pelos calipolenses.

A experiência então vivida pela gestão do PSD na Câmara Municipal ainda hoje está registada na memória dos calipolenses que sentem algum desânimo e mesmo frustração pela estagnação que se foi instalando a partir dessa experiência, fruto do cansaço e do esgotamento do projecto da CDU ao fim de 12 anos, o qual nunca foi suficientemente ousado, diga-se.

Neste contexto, justifica-se claramente, sem choque nem radicalismos, que outros projectos, outras ideias e outras perspectivas de futuro (nomeadamente do PSD, que já provou ser capaz e competente) possam merecer a confiança dos calipolenses ao fim de 12 anos de mandatos da CDU que, tendo realizado o que podia de acordo com as suas opções, perdeu efectivamente a dinâmica necessária à construção do futuro, antes se limitando à gestão e manutenção do poder, o que significa estagnação.

As estruturas concelhias do PSD procuraram o perfil de candidato que consideram mais ajustado à corporização de um projecto de mudança autárquica. Seguiram os procedimentos internos estipulados no partido e obtiveram dos militantes do PSD de Vila Viçosa a aprovação da sua opção, com o consequente envio da proposta para os órgãos decisórios a quem compete, aos níveis regional e nacional a validação das opções locais.

4 - Nas ultimas autárquicas tiveste enquanto cabeça de lista à AM de Évora um papel importante na candidatura do PSD. Tens liderado a intervenção política do PSD no concelho. O facto de ires para Vila Viçosa tem a seguinte leitura: o actual vereador ficou mais isolado. Concordas com isso?

Como primeiro eleito nas listas do PSD à Assembleia Municipal de Évora nas eleições autárquicas de 2001 e liderando um grupo municipal de apenas 2 membros eleitos entre 21, considero ter contribuido de forma positiva para a revitalização do "grau zero" a que o PSD se reduziu naquele acto eleitoral.

O esforço traduziu-se numa insistente e consistente afirmação de propostas credívelmente contributivas para o concelho de Évora. Os eborenses reconheceram tal esforço através de uma aposta no PSD nas eleições autárquicas de 2005, nas quais o PSD foi o único partido a crescer na Assembleia Municipal (+19%), bem como na Câmara Municipal (+40%), traduzido na eleição do vereador António Dieb, então Presidente da CPS de Évora e hoje Presidente da Distrital.

Ora, se é verdade que o trabalho dos eleitos do PSD à Assembleia Municipal foi mais intenso no mandato de 2001-05 para colmatar a ausência do PSD no executivo municipal. já no actual mandato a mesma intervenção tem resultado mais aliviada, em contrapartida ao trabalho desenvolvido pelo vereador António Dieb que representa o PSD na Câmara Municipal de Évora.

Diga-se que o vereador do PSD, hoje fiel da balança na Câmara de Évora desenvolveu ao longo deste mandato um notável trabalho, isento, ponderado, sempre associado às necessidades do concelho e ao apoio às soluções que considera mais adequadas para as mesmas. Nunca em Évora algum vereador em igual posição política se havia confrontado com igual complexidade de mandato, nem havia revelado a habilidade, responsabilidade e espírito de construção que António Dieb demonstrou ao longo dos últimos 4 anos, prestigiando o PSD ao nível que hoje é amplamente reconhecido e que indicia merecer um substancial acréscimo da confiança do eleitorado eborense no próximo acto eleitoral autárquico.

O PSD do concelho de Évora parece estar no bom caminho, a avaliar pelos mais recentes anos, podendo tais modelos de prática política ser estendidos e alargados a outros concelhos do distrito de Évora, na mesma linha de integridade, espírito de dedicação, isenção e capacidade de intervenção que o PSD tem vindo a construir a partir de Évora e que servirão certamente de inspiração aos candidatos no próximo acto eleitoral autárquico. Estarei na linha da frente da sua adopção e prática, em Vila Viçosa.

27 comentários:

Anónimo disse...

De onde é o Engº Roma? De Vila Viçosa? Não me parece.

Anónimo disse...

Deram-me uma fotocópia dos folhetos de umas eleições anteriores, onde estava o Roma com o Inácio. Então eram os 2 do PSD? e agora passaram-se os 2 para o PS? Ganda pouca vergonha dos Pessdes desta vila.

Anónimo disse...

Tive o prazer de conhecer pessoalmente o Dr Palma Rita e sem duvida que estamos perante um especialista nas áreas do emprego e do investimento.

Já ouvi comentários sobre os outros possíveis candidatos e não tenho duvida que o PSD fez uma boa escolha, acabou com o populismo de fadistas e optou pela capacidade de trabalho e inteligência de quem sabe de Política.

Passados 12 anos acredito que a população do nosso Concelho já entendeu que o ser conhecido e o ser boa pessoa não traz prosperidade para Vila Viçosa, está na hora de escolhermos alguém capacitado para dirigir a nossa terra, eu voto Dr Palma Rita.

Joao Sousa

Anónimo disse...

então e os meus comentários? só são aprovados os que dizem mal do roma?

Anónimo disse...

Ora aqui vai um pensamento brilhante:

Era uma vez uma cobra que começou a perseguir um pirilampo. Ele fugia com medo da feroz predadora, mas a cobra não desistia.
Um dia, já sem forças, o pirilampo parou e disse à cobra:
- Posso fazer três perguntas?
- Podes. Não costumo abrir esse precedente, mas já que te vou comer, podes perguntar.
- Pertenço à tua cadeia alimentar?
- Não.
- Fiz-te alguma coisa?
- Não.
- Então porque é que me queres comer?
- PORQUE NÃO SUPORTO VER-TE BRILHAR!!!

E é assim....
Diariamente, tropeçamos em cobras!

Anónimo disse...

Penso que o PSD desta vez escolheu melhor o seu candidato, contudo com a actual conjuntura politica concelhia e até nacional não creio que ganhe as eleições. Em todo o caso volto a dizer que é um bom candidato.

Relativamente ao PS, a minha opinião é muito clara, o Roma até pode ser boa pessoa e conhecido, mas não é um politico! A estratégia do Chagas não vai correr bem!
Penso que o candidato do PS deveria ser o próprio Chagas.

O candidato da CDU em principio será o Condenado, este apresenta-se com uma maioria absoluta, vamos ver o que isto dá!

Cumprimentos...

Anónimo disse...

Diário do Sul, 11 de Fevereiro de 2009 (pág. 14, 15 e 16):

“Refinaria de Balboa não me choca minimamente; (…) acho que é um projecto bem vindo”


“Aquilo que me choca e que eu acho que essas pessoas deviam estar preocupadas e com localidades (como eu tenho uma ainda infelizmente, em Cabeça de Carneiro) que não tem ETAR e está a despejar esgotos para os nossos ribeiros, o mesmo é dizer que estão a ir para o Alqueva.”


Chamaria a atenção para as afirmações acima citadas que são publicadas no Diário do Sul como ditas pelo Presidente da Câmara Municipal do Alandroal; evidentemente só podiam ser proferidas por alguém que não vive na realidade (vá-se agora perceber porquê) do Século XXI.

Obviamente toda a gente (excepto então o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Alandroal) sabe que aquele empreendimento significa um cheque-mate à flora e à fauna do regolfo do Alqueva, bem como ao aproveitamento futuro da água do Alqueva para qualquer tipo de consumo humano; também toda a gente sabe da preocupação do saneamento básico de que o Concelho carece e que o dito Senhor Presidente da Câmara demonstra total incapacidade de resolver, pese embora o seu longínquo mandato que já vai em sete anos …

Talvez a realização de menos festanças e menos viagens de passeios (Madeira, Açores, Brasil, Cuba, Canadá, Brasil, Polónia, Cabo Verde, Moçambique, etc) tivesse contribuído para a poupança de centenas de milhares de euros e hoje o problema do saneamento básico de Cabeça de Carneiro estaria já resolvido. Como vê, realmente é um chico – esperto em criar os seus próprios problemas.


Ah, já percebi, o Senhor Presidente da Câmara Municipal do Alandroal não é capaz de apertar o cinto. Lembrar-se-á ainda ele de quanto pesava antes de assumir a Presidência da Câmara Municipal do Alandroal?


Vamos ver como andam as investigações da PJ relativamente ao que se passa na Câmara Municipal do Alandroal (veja aqui: http://ww1.rtp.pt/noticias/index.php?article=330687&visual=26&rss=0); pode ser que saiam boas ilações ao Senhor Presidente).

Anónimo disse...

Ouvi dizer que se o Roma não ganhar, em 2013 vai pela CDU!!!
Será verdade?

Já nada me surpreende...

Anónimo disse...

Hilariante...

Anedota do dia (um clássico).

Em Portugal, o poder de compra caiu de tal modo que até a classe média
está a sentir na pele essa queda. No seu estilo inconfundível, o
Bloco de Esquerda atacou o Governo com o seguinte argumento:

- Temos a situação tão degradada, com os valores éticos, sociais e morais a
ser postos quotidianamente em causa por este Governo, que até universitárias
estão a começar a prostituir-se.


A resposta de Sócrates não se fez esperar:

- Em primeiro lugar, este Governo não recebe lições de ética, nem quaisquer
outras, de ninguém. Em segundo lugar, e como é apanágio de V. Ex.ª, que já
nos habituou à distorção sistemática da realidade, o que acontece é
exactamente o oposto: a situação é tão boa, que devido ao Programa Novas
Oportunidades, até as prostitutas já são universitárias!

Anónimo disse...

Desse cow-boy há que ler estas pérolas:

http://boanova.blogs.sapo.pt/arquivo/2009_02.html#1090024

e ver a grande obra que é levar os velhotes a passear:

http://boanova.blogs.sapo.pt/arquivo/2009_02.html#1090305

Tudo isso de acordo com o nosso camarada Chagas, homem forte do PS cá do burgo e que é o nº 2 do PS à Câmara de Vila Viçosa.

Lindo .......

Anónimo disse...

Estou baralhado. Ouvi hoje de manhã o Dr. Chagas na Rádio Campanário apresentar o candidato do PS que não estava presente e dizer que é um candidato que não é da área do PS, bem como o Armando Mira dos Reis de S. Romão.

Confesso que não percebo e estou confuso. Ent~ºao o PS apela ao voto num candidato que não é da área do PS? Isso já aconteceu com o Patação e o resultado está à vista.

Como posso eu, que sou militante e desde sempre votante do PS votar neste candidato, que, afinal, não é da área socialista como referiu o Dr. Chagas?

Ainda fiquei calado na reunião do PS em que o Dr. Chagas propos o nome do Engº Roma, mesmo discordando desde logo da escolha. Mas agora então, com estas palavras do Dr. Chagas, estou cada vez mais indeciso.

Será que esta é uma estratégia do Dr. Chagas, que acahava que não conseguia ganhar a Câmara e por isso vai em 2º lugar? Será que o Dr. Chagas está a querer ficar à frente da Câmara se o PS ganhar, porque sabe que o Engº Roma não fica por cá com aquele ordenadozeco e que se pira logo?

Tá muito esquisito isto...

Anónimo disse...

O Dr. Chagas é um Tótó. Imagine-se que as eleições legislativas e autárquicas são no mesmo dia.
Como pode o Engº Roma fazer campanha pelo PS se afinal ele não é da área do Ps. O senhor Dr. Chagas é que disse isso na rádio, não fui eu.
Como é que pode pedir o voto para o PS, um homem que afinal não é do PS?
É só tótós...

Anónimo disse...

O Mira dos Reis vai pelo PS? Deve ser para pagar favores ao Engº Roma. Resta agora saber a quem está o Roma a pagar favores? Ao Jorge Coelho? Não gosta do frio da Irlanda? Tem saudades do sol e da praia? Só pode.

O PS está enganado com o Roma, porque ele não quer ser presidente. Se quizesse, já o tinha sido em 1997 quando teve a câmara de bandeja e vejam bem o que ele fez. foi à Assembleia pelo PP e não foi pelo PSD.

Isso significa que o Engº Roma afinal não é do PSD. Ora se agora o PS diz que o Roma é de uma área fora do PS, afinal de onde e do quê é o Roma?

Anónimo disse...

Começo por referir que concordo plenamente com os comentários anteriores.

É degradante o modo como o PS começou esta campanha! Com um candidato não presente, apresentado por alguém que quer ser presidente (DR.Chagas) mas não sabe como.
Para ajudar a festa teve o descaramento de dizer uma grande veradade, o Roma não é do PS.

Posto isto, penso que o PS falhou mais uma vez na escolha!Lamentável tudo isto!

Cumprimentos...

Anónimo disse...

Tenho estado atento aos comentários aparecidos neste espaço. Realmente tenho ficado perplexo pelo conteúdo dos comentários e não pelo que esperava - como entenderam a entrevista dada pelo Candidato do PPD/PSD, Dr. Palma Rita.
Sinto sim uma luta entre apoiantes do actual presidente da Câmara e os que não gostam do Sr.Prof. Manuel Condenado. Depois ouço falar de um nome do qual espero uma declaração por escrito do Sr. Eng. Luís Roma como candidato a representante do Governo do País na Autarquia de Vila Viçosa, exercendo as funções de Presidente da Câmara.
Quanto à entrevista dada pelo Candidato do PPD/PSD, à Autarquia de Vila Viçosa mostra-nos desde já um sentido de serviço público contribuindo para o desenvolvimento e futuro de Vila Viçosa.
É certo que não é oportunista e não precisa deste vencimento de Presidente para viver.

Sobre os outros Candidatos ao Município de Vila Viçosa não poderei comentar porque desconheço quem são e ainda não vi
qualquer intervenção pública de carácter vinculativo sobre o assunto.

Aproveito para declarar o meu apoio incondicional ao Candidato do PPD/PSD - Dr. Palma Rita.

Militante de base do PPD/PSD - M. Camarinhas

Anónimo disse...

sabendo que não publicam.

Este elogio só daí pode vir.

Aliás, que impacto tem esta gente, na população eleitoral?

Vocês estão condenados.

Sabiam que foi feita sondagem e que dão o PS com maioria absoluta. Se não sabem informem-se.

É verdade que a CDU está próximo.

Resultado da sondagem (é apenas uma sondagem e vale o que vale):

PS: 3
CDU:2

Anónimo disse...

aposto que o Sr. Camarinhas tb apoiou o fadista... isso não é militancia é cegueira!

Anónimo disse...

A maioria do ps em Vila Viçosa, vai ser igual à do ps de Socrates, com as mentiras de uns e os golpes de outros já ninguem acredita na Esquerda ditadora do nosso País.

O Socrates ofende-se com o nariz que a JSD lhe colocou, para quem prometeu 150 mil postos de trabalho e só arranjou desemprego, ainda é pouco ser só o nariz.

O Eng Roma pula do PSD para o CDS, do CDS para o PS e ainda pede respeito ficando ofendido por lhe chamarem vira casacas e interesseiro. Afinal o que é?

Será defeito dos Engenheiros?

Engenheiro, Engenheiro, agora é que vão começar a aparecer as verdades…

Anónimo disse...

INFORMAÇÃO DA ULTIMA SONDAGEM NO CONCELHO DE VILA VIÇOSA.
CDU:3
PS :1
PSD:1

VALE O QUE VALE

Anónimo disse...

informação de ultima hora.
resultado da ultima sondagem no concelho de vila viçosa;
CDU:4
PS :1

Anónimo disse...

leituras das sondagens:
A CDU não sabe se ganha;
O PS não sabe se perde;
O PSD fica contente se eleger 1 vereador.
Quando a fasquia é colocada a este nível o que acontece é que fica tudo na mesma. Vai um apostinha?

Anónimo disse...

Atenção aos bufos e vendidos em prol da ditadura socialista, cuidado com esta gente.

Pelo Secretariado foi apresentada a lista dos Candidatos pelo Partido Socialista ás Eleições Autárquicas de 2009, que se passa a descrever:

ASSEMBLEIA MUNICIPAL

Geraldo Jesus Gazimba Simão

CÂMARA MUNICIPAL

Luís Caldeirinha Roma

JUNTA DE FREGUESIA DE CONCEIÇÃO

António Virgílio Gazimba Simão

JUNTA DE FREGUESIA DE S. BARTOLOMEU

Maria Filomena Trindade Ramos

JUNTA DE FREGUESIA DE BENCATEL

Paulo Jorge das Mercês Serra

JUNTA DE FREGUESIA DE CILIDAS

Armando Mira dos Reis

JUNTA DE FREGUESIA DE PARDAIS

António José Peixoto

Anónimo disse...

A lista do ps é só ressabiados do psd.

Anónimo disse...

Sondagens feitas no Distrito de Evora indicam que o PSD irá conseguir uma Camara:

Vila Viçosa

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Já temos mais um candidato perfilado na corrida autárquica.

terça-feira, 17 de Março de 2009 | 10:59

Vila Viçosa: Manuel Condenado recandidata-se

O presidente da Câmara Municipal de Vila Viçosa, Manuel Condenado, eleito pela CDU, vai recandidatar-se a um quarto mandato nas eleições autárquicas deste ano, disse hoje à agência Lusa fonte partidária.

Manuel João Condenado, 54 anos, professor do ensino básico e filiado no PCP, cumpriu, antes de ser presidente, dois mandatos como vereador naquele município e integrou a Assembleia Municipal de Vila Viçosa.

O actual presidente do município calipolense integra ainda o Conselho Directivo da Associação de Municípios do Distrito de Évora e a Comissão Política Concelhia de Vila Viçosa do PCP.

O cabeça de lista da CDU à Assembleia Municipal é o actual presidente daquele órgão autárquico, Manuel Talhinhas.

Manuel Alfredo Talhinhas, 62 anos, professor de geografia, aposentado, é presidente da Assembleia Municipal de Vila Viçosa desde 2002.

Anónimo disse...

É salutar brincar-se nas eleições dizendo e fazendo brincadeiras sobre os candidatos. Também se dizem mentiras e dizem verdades. Em minha opinião ou se brinca ou se fala verdade. Dizer mentiras é feio. Quem com ferro mata com ferro morre e o peixe morre pela boca.
Se um homem que não é de cá (Eng. Roma) não sabiam?? pois não é de Vila Viçosa veio emprestado se candidata porque o patrão o manda se não perde o emprego. Pergunta-se: que presidente vem a ser este candidato?? Que motivação tem ele para resolver os problemas se está obrigado?? Isto se ganhar. O que não acredito.
O Eng. Roma interessou-se por Vila Viçosa, quando??