segunda-feira, 27 de abril de 2009

DESEMPREGO EM VILA VIÇOSA: EXPLOSÃO DESCONTROLADA

O CRESCIMENTO DO DESEMPREGO ASSUSTA VILA VIÇOSA
GOVERNO E CÂMARA DEVEM ACTUAR RAPIDAMENTE


No Notícias Alentejo:




O desemprego no concelho de Vila Viçosa cresceu 54% no primeiro trimestre de 2009, afectando já 290 pessoas com 201 novas inscrições no Centro de Emprego do IEFP desde Janeiro.

O desemprego no concelho (+17% que em 2005) aumentou a duração (+35% DLD), afectando sobretudo o sexo masculino (+79%), os jovens que procuram o primeiro emprego (+67%), mesmo que qualificados com o ensino secundário, sendo estes 30% dos desempregados do concelho.

Pior ainda é a situação dos jovens com qualificações superiores, que regressaram ao concelho de Vila Viçosa após os estudos, mas não conseguem encontrar emprego: +140% em 4 anos de governação socialista.

A ameaça de agravamento do desemprego, devido à crise financeira e económica, exige uma intervenção urgente do Governo no “cluster” da Pedra Natural, à semelhança dos planos já anunciados para outros sectores (automóvel, madeiras, …), por se tratar de um sector de vocação exportadora e predominante na Zona dos Mármores, nomeadamente no emprego, cuja manutenção carece de apoio urgente às unidades produtivas do sector extractivo e transformador.

Também a Câmara Municipal poderá desempenhar um papel mais activo, concebendo políticas públicas locais que absorvam as verbas financeiras do QREN e dos PO’s Temáticos e Regional, sobretudo nas áreas relacionadas com a dinamização da actividade económica e a criação de emprego, montando parcerias estratégias com entidades públicas, associativas e privadas, desenvolvendo estratégias de eficiência colectiva que permitam contrariar os efeitos da crise sobre a indústria, o comércio, a hotelaria e a restauração do concelho.

3 comentários:

Anónimo disse...

Assim se vê a força do PS.... uma vegonha o que estão a fazer ao país e ao nosso concelho.
Com um décimo do que deram aos bancos podiamos ter muito menos desemprego no concelho.

Anónimo disse...

O governo Já deu algum apoio, a um sector fundamental da nossa economia como o Marmore?

A Camara Municipal de Vila Viçosa, assim como a de Borba, já tomaram previdencias?

Atenção que não é um problema só dos empresarios, é tambem de nós todos, Camara e Governo deverão unir esforços para impedir mais despedimentos. Que não seja como nos outros lados prometem, prometem e quando cá chegam, já é tarde demais.

Anónimo disse...

É pá, a malta do PS não gosta dos números do desemprego e depois ofende toda a gente. Ofender o Carlos Trigo que é jornalista conceituado e já trabalhou para o PS, por ex. do Alandroal, é uma ofensa e o Chagas deveria por uma mordaça na línguas dos seus putos ou dos putos que andam por aí à solta a apoiar essas bocas. Se é que não é ele a fazer esse papel, coisa que não me espantaria.

Eu li o comunicado do PSD e fui procurar a fonte no Google, que será o IEFP, porque o comunicado fala no Centro de Emprego.

Tá lá tudo e bem mais. Só não vê quem não quer e esses, são de certeza os xuxalistas, mas, a verdade não mente nem se pode esconder.

Encontrei o site www.iefp.pt e vi logo as estatísticas, que estão separadas por mercado de emprego, depois podem ser consultadas por concelho e aí estão agrupadas por anos. Por isso, é possível consultar os dados do final do ano de 2008 com os últimos números de desempregados inscritos no concelho de Vila Viçosa em Março de 2009.

Vejam o desemprego no final de Março de 2009:

http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Documents/2009/SIE-Desemprego_Registado_por_concelhos_Mar.pdf

e comparem com o desemprego no fianl de 2008, em Dezembro.

http://www.iefp.pt/estatisticas/MercadoEmprego/ConcelhosEstatisticasMensais/Documents/2008/DesempRegist-Concelhos-Dezembro08.pdf

Acho mesmo nojenta essa tentativa de insinuarem que os dados do desemprego que foram divulgados pelo PSD não são os oficiais. Só fica mal ao PS.

Por essas e outras é que continuarei a votar CDU, porque continaua ser a força política mais honesta em Vila Viçosa e que faz o trabalho de casa. No PS é só aldrabices, intriga e muito veneno contra todos.