Paulo Rangel, cabeça de lista do PSD às eleições europeias, visitou Vila Viçosa em trabalho em Novembro de 2008, acompanhado de extensa comitiva parlamentar, por ocasião das jornadas parlamentares do PSD que se realizaram em Évora.
Para os que não querem recordar a diferença entre o PSD que se tem preocupado com as dificuldades das empresas e da economia calipolense e os Membros do Governo que passam na variante a VV, a caminho de inaugurações de palacetes nos concelhos vizinhos, deixamos os links para o que em tempos foi destacado: aqui e aqui.
20 comentários:
Fiquei muito surpreendido com a equipa que o PSD apresenta, só não conheço o Candidato a Pardais, mas devo dizer que foi uma surpresa muito agradável.
Creio que conseguem conjugar algum populismo com qualidade e experiencia politica.
Conheço de há anos o Candidato Palma Rita, estudioso, opinioso, com formação nas principais carências de Vila Viçosa e com capacidades de dinamização para a nossa terra, o menos conhecido da população, mas com toda a experiencia necessária.
Para a Assembleia Municipal, Doutor Jorge Rosa, Medico, Provedor da Santa Casa, com muitos anos de Politica.
A Conceição, o Paulo Rondão um jovem, conhecido por todos com todas a aptidões para a politica, um homem com garra e dinamismo, muito profissional.
A São Bartolomeu, Carlos "da Farmácia", nem precisa de apresentações, sempre disponível para ajudar tudo e todos, voluntarioso, uma excelente escolha.
A São Romão, o Ramos, bem conhecido de todos, com óptimo relacionamento com toda a população, líder do grupo da Caça, um jovem entre 2 candidatos idosos sem visão para o futuro, uma boa escolha.
A Bencatel, o Nobre, mais uma aposta jovem e dinâmica, conhecido de todos, tenho a certeza que em terras Comunistas vai melhorar e muito.
A Pardais, como já disse não conheço, sei que já foi candidato há 4 anos e o resultado não foi o melhor, mas pela persistência acredito numa subida, pois os outros candidatos não passam do mesmo.
Parabéns, acredito que com esta equipa o PSD pode ganhar Vila Viçosa.
Se o Ps traz o Bravo Nico a um debate é criticado se o PSD traz uns deputados ver umas pedreiras são os maiores...
Que dualidade de critérios...
já agora não consta que o Dr. Rosa tenha doutoramento, logo é Dr. e não Doutor...
todos os candidatos conhecem mtbem a população e são conhecidos pela população à excepção do candidato a presidente... tenho 30 anos moro em Vila Viçosa e nunca tinha ouvido falar em tal senhor...
Quero dar os parabens ao PSD de Vila Viçosa pela criação deste blog, que tem cumprido um papel importante no apoio ao PSD da terra, mostrando claramente quem se interessa e empenha mais na defesa dos interesses dos calipolenses, como aqui foi dito.
E não chega trazer o Bravo Nico a um debate da rádio, é preciso mais do que isso, como tem feito bem o PSD de Vila Viçosa.
Recordo-me de várias coisas:
i) A denúncia da intenção do Governo PS em retirar os coches de VV, que foi feita pelo PSD e tb por este blog em 31 Janeiro de 2008, quando da substituição da ex pelo actual Ministro da Cultura, reiterada em 10 de Março de 2009, associando-se o PSD e o blog a um movimento nacional que desencadeou petições e organizou manifestações em defesa de Vila Viçosa, onde não se deu pela presença do PS ou da CDU;
ii) O PSD de Vila Viçosa foi a única voz a ouvir-se e marcar presença na comunicação social nos últimos 2 anos, em defesa do concelho. O que é feito dos vereadores do PS e da CDU? Eram independentes? E os próximos também serão? O resultado está à vista;
iii) Mesmo sem deputados na Assembleia da República pelo círculo de Évora, veio a Vila Viçosa o Grupo Parlamentar do PSD (não foi um Nico qualquer de substituição, mas sim o Paulo Rangel) em visita às empresas do concelho, quando foram as jornadas parlamentares, em Novembro de 2008, depois de o Deputado do PSD eleito por Setúbal (Engº Luís Rodrigues) ter visitado a freguesia de Bencatel (importa nomear quais os deputados do PS e da CDU que já visitaram o concelho de Vila Viçosa nos últimos 8 anos)? A partir de agora já não conta, que já estamos em campanha eleitoral;
iv) Sócrates, esse grande arauto da qualificação universitária portuguesa desde a implantação da república, passou ao lado de Vila Viçosa, a caminho de Borba, sem parar? Como se não chegasse, seguiu-se o Ministro da Cultura, a inaugurar um palacete aqui bem perto de si. Ainda virá mais algum membro do Governo a inaugurar o novo Centro de Saúde, que também não será em Vila Viçosa, como se sabe;
Analisando a Candidatura do PS, depreendo que a aposta é feita no Eng Roma e no Sr. Mira dos Reis em S Romão, curioso ou não dois dissidentes do PSD.
Logicamente que não será por mudarem de partido que deixam de ser boas pessoas, a razão será o Porquê da mudança?
Passando à analise, concluio que procuram a imagem do “yes men” o tipo certinho, vai à Igreja, é simpático e muito atencioso, assim como em São Romão, como director da Caritas colabora muito na ajuda à população.
À Assembleia o (e para não terem ciúmes) Doutor Simão, Advogado, pouco simpático, nada sociável.
A Conceição, julgo que seu irmão, Simão ( o dono da sapataria pantufa), tal um, tal outro, pouco afável.
A São Bartolomeu, a Dra Filomena, uma jovem advogada, que talvez pela sua ocupada profissão, pouco se vê, mas não tenho nada mais a apontar.
A Bencatel, nem sei o nome, sei que é um jovem que trabalha numa fabrica.
A Pardais, o grande “Dinossauro” Peixoto, desde o 25 Abril nos comandos daquela freguesia e agora digam-me passados 35 anos, o que fez?
A São Romão, como já referi, temos um homem quase com a idade do Papa, que não pode apostar no futuro.
Enfim, não me julguem mal, mas não tem comparação.
Não é o PS o inimigo do PSD, apenas se fala aqui deles porque a CDU ainda não apresentou mais ninguém que o Condenado.
Da candidatura da CDU apenas se sabe que o Viegas foi dispensado e que esse grande letrado que é um ex-futebolista de Bencatel, pelos vistos e segundo se soa, será candidato a vice-presidente da câmara.
Triste terra que tão pouca consideração merece da CDU.
Gostaria que todos os leitores tivessem conhecimento do que foi publicado no Semanário SOL no dia 18 de Abril 2009.
..."Os operários, contratados pelo consórcio RAC Eire Partnership – de três empresas portuguesas – dizem-se enganados e explorados.
Os emigrantes contam que no dia em que recebem são obrigados a devolver aos patrões metade do ordenado. Para dormir num pré-fabricado com mais três operários pagam 17,5 euros por dia.
Pelas três refeições diárias têm de gastar 15 euros e por cada quilo de roupa que queiram lavar pagam mais 3,75 euros.
Feitas as contas, e uma vez que os operários recebem 7,5 euros por hora, só ao fim de cinco horas de trabalho diário é que os operários param de receber dinheiro que será devolvido à empresa."...
Esta noticia parece descabida para o conteúdo deste blogue, mas acontece que no site do PS de Vila Vçosa aparece uma noticia publicada no Diário do Sul que diz o seguinte:
....Eng. Luis Roma foi Project Mnager de RAC EIRE PARTENERSHIP da República da Irlanda....
Eu gostaria de saber qual a relação deste cavalheiro com a contratação e exploração de operários? A noticia é dada como parte do curriculum deste cavalheiro candidato a Presidente da Câmara.
Como CALIPOLENSE não quero ser explorado por xico espertos e marionetes do poder.
Espero que publiquem esta interessante noticia.
Para o comentador de 19 de Abril de 2009 20:31.
O Deputado em substituição Prof. Bravo Nico, esteve na rádio Campanário para um debate, muito bem. Como Calipolense terei de dizer com conversa fiada utilizada pelos enviados do poder, não convenceu qualquer morto quanto mais os vivos.Estes activistas hoje aparecem como os vendedores da banha da cobra que apareciam nas feiras para enganar o pagode mais descuidado e menos atento. o que todos os Calipolenses desejam é que tentem resolver o problema das pedreiras que é ganha pão da maioria. Mas realmente nem o PS quer sujar os sapatinhos bem polidos na lama e os comunistas do PC nãolhes interessa mexer. O louçã passeia-se em Vila Viçosa e dorme na Pousada como é normal do proletariado.
O PSD fez uma visita de trabalho é uma afronta a todos aqueles que não trabalham ou não fazem nada e têm inveja de tudo e todos.
Não tenho nenhuma procuração do Dr. Jorge nem é meu médico, mas se escreverem Dr. por extenso não me incomoda nada porque se calhar é mais merecedor do esse deputado em substituição, Bravo Nico que não li nada que fizesse em prol do Alentejo a não ser pertencer mais um dos boys do sistema socialistas.
O voto deve ser dado ao candidato que mais garantias de sucesso de futuro nos der e não aos troca tintas, ou naqueles que espalham o ódio e a vingança, ou aqueles de fraca expressão que só baralham os menos informados.
Se nunca ouviu falar no candidato do PSD perdeu uma bela oportunidade durante a entrevista dada na rádio campanário e em alguns jornais. Aconselho a estar atento e logo nota diferença no Candidato bem escolhido pelos responsáveis do PSD.
Obrigado PSD.
Não é a primeira vez, porque já em 2007 se pode ver notícia semelhante no jornal Mundo Português:
http://www.mundoportugues.org/content/1/1603/irlanda-trabalhadores-portugueses-explorados/
Irlanda: Trabalhadores portugueses explorados
Terça-Feira, 13 Novembro de 2007
Mais de uma centena de portugueses, contratados para trabalhar na construção de uma estrada na Irlanda, queixam-se de que foram enganados e de que estão a ser explorados pelos seus empregadores.
Ainda em Portugal, os operários - que na sua maioria não falam inglês - concordaram com um contrato escrito em português, que lhes prometia um salário de 16 euros por hora. Mas, já na Irlanda, acabaram por assinar um contrato em inglês que não estava de acordo com as condições acertadas em Portugal.
Agora, os trabalhadores recebem 7,5 euros por hora, incluindo as horas que são obrigados a realizar aos fins-de-semana. E os recibos de vencimento são ilegais, uma vez que não contêm o número de identificação fiscal da empresa.
Para além disso, os emigrantes portugueses estão a viver em pré-fabricados, pelos quais pagam 17,5 euros diários; fazem três refeições diárias, que lhes custam 15 euros; e pagam ainda 3,75 euros por cada quilo de roupa que queiram lavar. Todos estes valores são pagos à empresa para a qual trabalham.
As queixas não ficam por aqui: um dos trabalhadores, que preferiu manter o anonimato, diz que "a água, por exem-plo, é extraída de um furo com seis metros feito ao lado de um ribeiro que tem um gerador que liberta óleo". A água quente não chega para todos e a casa de banho está a "mais de 100 metros" dos quartos. Estas deficientes condições sanitárias são, na opinião deste trabalhador, responsáveis por problemas como "irritação nos olhos, feridas na cabeça e queda de cabelo", que têm afectado alguns dos seus colegas.
Outra ilegalidade apontada é o facto de a empresa "não facultar seguro de saúde". Os acidentes de trabalho que já se verificaram e que levaram à necessidade de assistência hospitalar acabaram por ter de ser resolvidos pelos próprios trabalhadores, que "tiveram de pagar as despesas e a respectiva medicação".
Embaixada está informada
Estas situações levaram quatro dos emigrantes a apresentarem queixa junto da Embaixada de Portugal em Dublin. Fonte do Ministério dos Negócios Estrangeiros confirmou ter conhecimento do caso e adiantou que o local de cons-trução foi já visitado por funcionários diplomáticos, que se reuniram com os responsáveis da obra. Fonte da empresa, um consórcio designado RAC Eire Partnership - de três empresas portuguesas: a Amândio Carvalho, SA, a Rosas Construtores, SA e a Gabriel AS Couto, SA -, confirmou a visita dos di-plomatas e classificou-a de "muito agradável" e "transversal", mas não quis comentar as acusações dos trabalha-dores. Estes, por sua vez, dizem que a empresa fez uma limpeza imediata das instalações pouca antes da visita dos diplomatas.
Marta Cowling, porta-voz da Embai-xada portuguesa em Dublin, garante que, "caso haja irregularidade, a justiça irlandesa será impiedosa".
Outros casos
Em 2005, em Espanha, vinte e três indivíduos foram detidos por explorarem operários portugueses, entre os quais desempregados, toxicodependentes e doentes mentais. Também em 2005, mas na Holanda, meia centena de portugueses pediram auxílio à Embaixada, queixando-se de que trabalhavam e vivi-am em condições precárias e eram explorados pelos seus empregadores.
Já em 2007, em Espanha, a polícia descobriu 79 portugueses em regime de escravatura em Navarra. Foram detidos 17 angariadores, que cobravam 300 euros por semana aos trabalhadores. Na Islândia, um português trabalhava num túnel de uma barragem, 12 horas por dia, com água pelos joelhos. Recebia 403 euros por mês. Na Roménia, 200 trabalhadores portugueses eram obrigados a trabalhar 12 horas por dia, perdendo duas a três horas em deslocações. Sábados e domingos eram dias de trabalho.
Nos últimos meses vários portugueses rumaram à Nigéria para traba-lhar em explorações petrolíferas. A Embaixada desaconselha "as viagens não essenciais" e avisa que "os raptos de funcionários de empresas petrolíferas são comuns" naquele país. A empresa que funcionou de intermediária para a colocação dos portugueses na Nigéria reconhece que a região "como um todo não é segura", mas garante que "não falta nada" aos trabalhadores e que estes "estão numa zona protegida com guardas privados e têm o acompanhamento de pessoal da nossa empresa".
há e andam praís a dizer que foram vocês que alertaram a população para a questão dos coches.. vieram mt atrasados...
http://infocalipo.blogspot.com/2006/04/noticia-de-minuto-no-infocalipo-no.html
em abril de 2006 ja se falava do assunto...
Pois bem continuando com a minha analise, sobre as candidaturas autárquicas e depois de já ter analisado o PSD e o PS, hoje vou expor a minha visão da CDU.
O Candidato à Câmara, Manuel Condenado, dispensa apresentações, odiado por uns amado por outros, 12 anos de pequenos arranjos e arranjos dos arranjos, 2 campos de Futebol relvados (sem candidaturas) e … Calçada. Do apoio e incentivos ao Turismo aos marmoristas para manter os empregos e captar outros, NADA. Mais triste, vai abdicar do seu Vereador em troca com outro só pela ganância dos votos.
À Assembleia, repetimos, Prof Talhinhas, nunca se conseguiu impor, sempre trocou os pés pelas mãos, mas vamos insistir.
A Conceição, repetimos, Ameixa, mais do mesmo, já demonstrou que tem a mesma Politica do Condenado, o que passa apenas por calçada, com falta de iniciativa e sem motivação.
A São Bartolomeu, repetimos, Pernas, corre, corre, mas nada de nada.
A Bencatel, Pardal, repetimos, um carreirista na Politica, sem nenhuma iniciativa, um abana cabeça do Condenado.
A São Romão, Cabrela, repetimos, boa pessoa, mas não chega, já com alguma idade ainda assim nunca se conseguiu impor ao executivo da câmara, deixando atrasar cada vez mais aquela freguesia.
A Pardais, Moizão, repetimos, não se arranja outro.
Enfim, uma equipa agastada, sem formação, sem motivação, longe das necessidades da nossa terra.
Quanto ao CDS, apenas se conhecem os candidatos à Câmara e à Assembleia.
O Eng Mestre, vai aparecendo agora por Vila Viçosa, mas foi para a Rádio dizer que a grande aposta para o nosso Concelho deverá ser a Agricultura, pois Sr Eng. Venha mais vezes a Vila Viçosa e olhe em seu redor.
À Assembleia, Dr. Clara, um jovem que caiu em graça há 4 anos, vamos ver agora se mantém a graça.
Mesmo sem saber o resto dos candidatos, o Partido não tem qualquer expressão.
Amigos sinto uma enorme curiosidade de ler a análise que o nosso comentador de serviço vai fazer ao PSD.
Refiro-me ao comentador de 19 de Abril de 2009 23:03, 20 de Abril de 2009 23:41 e de 20 de Abril de 2009 23:53.
Acreditem estou realmente curioso!
Para ele o PS, a CDU e o CDS não têm pessoal competente para quase nada.
Uma pergunta para este pseudo-politólogo - você é melhor que eles todos?
Vá como independente, já que percebe assim tanto de política, candidaturas, obras, etc...
Seguindo essa linha, apresente uma ideia de jeito para Vila Viçosa!
Aguardo a analise que vai fazer ao PSD e depois pronunciar-me-ei...
Cumprimentos.
Peço desculpa pelo lapso do comentário anterior, afinal já fez a analise ao PSD, é o primeiro comentário.
Pronto, já percebi! É um apoiante do PSD.
Mas já que é tão entendido na matéria, diga-me - não é muita coincidência os candidatos do PSD serem todos bons e os outros serem todos maus?!
Cumprimentos...
Há aqui qualquer engano. Os governantes para virem de Lisboa a Borba para inaugurações não precisam passar a Vila Viçosa nem na Variante. Caso ainda não tenham percebido, a A6 (Auto-estrada) tem saída em Borba, a não ser que venham por outra auto-estrada que se desconheça com saída em Vila Viçosa.
O Ministro da Cultura veio de Montemor-o-Novo para a inauguração do Palacete (como li neste miserável blog, Borba sempre teve este e outros Palacetes, não apareceram agora do nada), e segundo consta veio pela A6 directamente para Borba! Não inventem passagens a Vila Viçosa que não existiram!
já agora refira-se que nao veio à inauguração de um palacete qualquer, mas sim à inauguração de um palacete que por acaso funciona como biblioteca e ludoteca...
O Sr. Ministro não tem a culpa se em Borba ha obraws para inaugurar e em Vila Viçosa não ha nada...
só para dizer ao comentarista que faz as analises das candidaturas que escrever Doutor por extenso a quem não tem doutoramento não é uma questão de ciume... n~so é por ser o Dr. Jorge ou o Dr. Simão ou... é porque é assim que é, caso contrário está mal... saiu pior a emenda que o soneto... para nao corrigir um erro acabou por fazer 2...
Ao anónimo que analisou as Candidaturas do PS tenho a dizer o seguinte:
Certamente que se trata de alguem que só escreve para criticar, ou algum Jovem daqueles que não sabem o que é vida e nem sabem o que eram as Freguesias em 1974.Porque sou de Pardais e conheço bem a realidade desta Freguesia, que era a mais atrazada do Concelho, não tinha práticamente nada, devo dizer-lhe que, ao contrário do que o Senhor diz, Pardais tem hole uma diferença como da noite para o dia.O trabalho desenvolvido ao longo dos vários mandatos tem sido sempre reconhecido com vitórias de maioria absoluta.As Pessoas de Pardais sabem quem os serve sem descriminação e quem zela pela Freguesia, não aceitam candidatos que nem na Freguesia residem. O PSD não apresenta candidatos residentes em Pardais que até existem e competentes para conseguir melhores resultados e os resultados são aqueles que temos vindo a assistir e vão voltar a ter em Outubro próximo.
Como membro da Assembleia de Freguesia de Pardais e candidato derrotado à presidência da Junta de Freguesia nas últimas eleições Autárquicas, gostaria de lamentar o facto do comentador anónimo anterior, que mesmo sem saber quem é, muito respeito. Dizia eu que o que mais me tem marcado nestes quatro anos de membro da Assembleia de Freguesia tem sido a total ausência de participantes nas sessões da Junta de Freguesia, relembro que a assistência por parte da população é nula. O pouco público que lá esteve presente foram alguns habitantes do lugar da Fonte Soeiro e por sinal colocaram questões ao executivo com muito interesse. Digo isto para esclarecer o comentador anterior que com esta total ausência da população, esta acaba por não ficar a saber que muitas das coisas que vão aparecendo feitas na Freguesia são por iniciativa, propostas e alertas do elemento que até nem reside em Pardais, mas que lá tem habitação, familia, amigos e lá se desloca com muita regularidade, ao contrário de outros elementos que também foram eleitos, lá residem e em quatro anos de mandato estiveram presentes se tanto em duas ou três reuniões do executivo. Como já disse noutro local, a questão da não residência é uma falsa questão. Participando eu nas reuniões da Junta, estando com frequência na aldeia, tenho uma noção exacta da realidade da Freguesia, estou por isso à vontade para falar com a máxima elevação e respeito com este sr. meu conterrâneo, que muito prazer me daria ver nas sessões da Junta de Freguesia. Como sugestão peço-lhe que leia as Actas das reuniões para assim poder testemunhar da veracidade do que acabo de dizer, que muito do que se faz na Aldeia é por iniciativa e sugestão do elemento que não reside em Pardais mas que tal como o sr. ama a sua terra e quer fazer algo por ela e com toda a humildade lhe digo que o tenho conseguido fazer, para si, que aí reside e para mim que com a população me comprometi e a quem não vou defraudar. O sr. nã aceita candidatos que não residem em Pardais, tenho pena mas respeito, peço-lhe que respeite os seus conterrâneos que aceitaram há quatro anos atrás. Como nota final, saliento o trabalho válido e meritório que o sr. António Peixoto tem feito ao longo destes quatro anos. Deixe-me colocar-lhe uma questão, se me permite. Se quiser falar com a Junta de Freguesia e o sr. António Peixoto não estiver, com quem fala o sr.? A Junta de Freguesia deve ser uma equipa. Com muito respeito e consideração. António Espada
Enviar um comentário