terça-feira, 12 de maio de 2009

COMPROMISSO ELEITORAL DO PSD PARA UM CICLO DE 3 MANDATOS AUTÁRQUICOS

Pela Vila MAIS Viçosa,

A base de partida do PSD são as preocupações resultantes da identificação das necessidades e anseios das pessoas, das empresas e das instituições, e é a partir deles que construímos a nossa perspectiva de intervenção sobre o futuro do concelho, apontando o que consideramos serem os melhores caminhos para contornar e resolver os problemas identificados como maiores, tendo em conta que os mesmos configuram desafios variados, para os quais nos cabe construir as soluções mais adequadas.

PONTO DE PARTIDA:

Nos últimos anos VV estagnou económica e demograficamente no contexto do Alentejo Central, não conseguindo vencer os desafios do desenvolvimento. A governação local não soube afirmar uma estratégia que tornasse a nossa terra mais atractiva e acolhedora para as pessoas, para as empresas, para os visitantes. No fundo, perdeu-se de vista o objectivo de construção activa e afirmativa de um futuro de sucesso que marcasse uma trajectória ascendente para Vila Viçosa.

DESAFIO:

Iniciar um novo ciclo político que inverta até 2020 a trajectória de decadência, recuperando a esperança no futuro do concelho de modo a fixar população e empresas, atrair novos residentes, novos investidores e mais visitantes e turistas que potenciem a capacidade de criação de riqueza e de emprego.

C0MPROMISSO ELEITORAL DO PSD:

Desenvolver o Projecto de Prospectiva “Vila Viçosa 2020”, desenhando as bases sólidas de construção de um futuro que amplie e projecte o lugar de Vila Viçosa no mapa nacional da Pedra Natural, do turismo cultural e religioso e da governação local qualificada e inovadora, enquanto concelho atractivo para viver, trabalhar, investir e visitar:

  1. uma CIDADE importante na hierarquia do sistema urbano alentejano;

  2. com elevada qualidade de vida, socialmente coesa e territorialmente equilibrada;

  3. RAINHA portuguesa do mármore e destacada como

  4. PRINCESA do Alentejo no turismo cultural e religioso.

A Construção de uma Visão de Futuro para VV parte de um pressuposto inegociável: VV é única, o que implica uma visão de futuro que combine os traços de carácter e identitários do local e a capacidade da mesma se abrir a novas correntes e a novas oportunidades.

A ideia central de ambicionar uma meta ou horizonte é a de que o Futuro não é uma fatalidade, mas sim construído passo a passo. VV não está condenada a ser uma vila pouco desenvolvida, pouco competitiva, pouco inovadora, pouco próspera, pouco atractiva e pouco estimulante.

Um projecto de afirmação do concelho tem que passar pela antecipação e pelo reconhecimento de um futuro desejado, o qual permitirá que os actores locais identifiquem eles próprios os novos desafios e definam colectivamente a respectiva visão desejada em relação ao futuro.

ORIENTAÇÕES PARA A ACÇÃO:

  • Recuperar a importância económica e cultural que Vila Viçosa tem vindo a perder;
  • Valorizar a cultura e o património em benefício do turismo, enquanto pilar determinante do desenvolvimento do concelho e geração de novos empregos;
  • Imprimir um ritmo mais intenso à captação de investimento para Vila Viçosa, aproveitando as infra-estruturas existentes para o sector dos mármores e a localização geográfica;
  • Construir e projectar uma imagem mais amigável do concelho para atrair recursos (pessoas, empresas, investimentos);
  • Construir estruturas qualificadas de apoio municipal à revitalização da actividade extractiva e transformadora dos mármores e promover a sua relação com a actividade turística;
  • Definir papéis mais interventivos para a administração municipal na garantia de elevados padrões de qualidade de vida e de coesão social e territorial.


10 comentários:

Anónimo disse...

Vocês estão malucos ou quê? Candidatam-se para 12 anos?
Ninguém vai nessa...
Vá lá elegerem 1 vereador para os próximo mandato e não sei não...
Assentem os pés na terra.

Anónimo disse...

Essa da cidade fica mal... só para irmos atrás de Borba? Se antes já era contra a elevação de Vila Viçosa a cidade, agora reforcei muito mais as minhs convicções, não quero andar a reboque de Borba...

Anónimo disse...

É bom ver o PSD começar a concretizar as suas ideias e ver que é o único que tem um projecto de longo prazo para o concelho.

Também é verdade que é o único partido, pelos nomes da lista que ouvi na rádio, que pode pensar num projecto de lonfo prazo, porque tem uma equipa jovem aon contrário dos outros 2 principais que, ou estão de saída ou estão a reformar-se de idade.

Confesso que logo no princípio do ano e ainda antes da polémica de Borba, na apresentação da candidatura do PSD na rádio, a ideia de cidade que foi apresentada me pareceu pouco destacada, mas agora no debate as coisas ficaram bem claras, porque o candidato soube explicar que o estatuto de cidade a querem chegar é o corolário de um caminho que o PSD propõe para o concelho, porque, com as propostas que apresentam, pretendem fazer crescer a terra, de forma a que a mesma consiga naturalmente o estatuto de cidade.

Isso parece-me bem, porque por essa via não ficaremos a dever nada de favores discrimatórios aos deputados dos vários partidos (PS, PSD, CDU) que querem passar a cidades vilas sem condições só porque são da cor deles, e acham que só por esse facto, aquelas terras se vão desenvolver.

O que ouvi do candidato do PSD na rádio é precisamente o contrário, que é trabalhar antes para colher os louros com naturalidade, o que me pareceu bem.

Força PSD, continuem que estão no caminho certo.

Anónimo disse...

Então, se o Condenado ganhar a Câmara, desta vez o vice-presidente será o Galhofas?

Mas, ainda vai às novas oportunidades primeiro, não é? Até lá ainda tempo de aprender a ler e escrever, porque parece mal que o homem substitua o Condenado quando este não está. Ou é só para ferramenteiro lá do armazém da câmara?

Triste vila, ao que chegaste...

Anónimo disse...

Não o Vice Presidente será:
ANA CRISTINA ROCHA CONHECEM?

Anónimo disse...

Dr.ª Ana Cristina Rocha Espiga??
Não acredito------

Anónimo disse...

Pelos visto o Condenado vai sacar do baralho um ás!
A Dr.ª Ana Espiga (advogada) para vereadora, segundo se ouve claro...

No almoço de domingo, que segundo consta vai ter 800 pessoas, tiram-se as dúvidas.

Cumprimentos

Anónimo disse...

Sim!! ESSA MESMO

Anónimo disse...

Afinal do almoço de candidatura CDU não teve 700 pessoas, teve cerca de 900!

Anónimo disse...

Qual o espanto de a Dra. Ana Cristina Rocha fazer parte de uma lista?