quinta-feira, 25 de junho de 2009

ESTRANHAS (OU TALVEZ NÃO) OPÇÕES DA CDU EM VILA VIÇOSA

As fotos abaixo são do autocarro da Câmara de Borba, estacionado frente à Câmara de Vila Viçosa no passado fim-de-semana para transportar as crianças das escolinhas de futebol do Calipolense ao Estádio da Luz, em Lisboa, evitando que pela enésima vez (só no último ano) os pais de tais crianças fossem levados a transportar os mesmos nos seus automóveis próprios.


As queixas dos pais das crianças praticantes de futebol nas escolinhas do Calipolense sobre a falta de sensibilidade e disponibilidade da Câmara de Vila Viçosa para apoio às deslocações aos vários pontos do país são mais que muitas.
Queixam-se os pais de que a Câmara de Vila Viçosa tem dois pesos e duas medidas sobre apoio aos transportes de utentes e eleitores do concelho: para os que votam (nomeadamente os idosos), há transporte todos os fins-de-semana para o país inteiro, enquanto que para as crianças, que ainda não estão recenseadas nem rendem votos, nunca houve transporte da autarquia durante todo o ano.



O PSD já denunciou publicamente, através de comunicado distribuido à população e à comunicação social, aquilo que considera uma descarada "compra de votos" por parte da CDU, com os meios da autarquia.

Em tempo de crise, o Presidente da Câmara passeia pelo país inteiro com os idosos em visitas, jantares e bailes e sem pudor usa os recursos financeiros do município de Vila Viçosa para fazer campanha eleitoral, prometendo viagens futuras à Madeira, aos Açores e a Paris se a CDU vencer as eleições autárquicas.

A preocupação da CDU em comprar votos, prometendo irresponsavelmente o que a actual crise financeira não lhe permite cumprir, apenas confirma o desprezo pelo futuro de Vila Viçosa e a falta de interesse no seu desenvolvimento e qualidade de vida, em vez de resolver problemas básicos como o abastecimento e a distribuição de água que tantas vezes continua a faltar nas torneiras das nossas casas e nos cafés e restaurantes, ao fim de 12 anos de gestão CDU.

Ora, na sequência deste assunto, surgiu esta semana mais uma intenção da CDU de, para que os candidatos da CDU à Câmara Municipal e à Junta de Freguesia de S. Bartolomeu pudessem acompanhar os idosos em mais uma acção de campanha eleitoral no próximo domingo, se adiar o debate entre os candidatos à Junta de Freguesia de S. Bartolomeu, agendado na Rádio Campanário para o próximo dia 28 de Junho, domingo, às 9.00 horas da manhã.

Contactado pela Rádio Campanário para o efeito, o PSD de Vila Viçosa tomou a seguinte posição:

  • O PSD de Vila Viçosa não está disponível para aceitar adiamentos de debates na Rádio Campanário a não ser por motivos de força maior. Só esses motivos justificam a nossa concordância, dado que o agendamento dos vários foi consensualizado entre os representantes da várias forças partidárias;
  • Que o PSD saiba, o motivo invocado pelo candidato da CDU para solicitar o adiamento não é de força maior mas sim de passeios com idosos, numa descarada, condenável e inaceitável acção eleitoralista com recusos públicos pagos a partir dos nossos impostos que deveriam servir melhores fins (nomeadamente de desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida no concelho) do que a despudorada campanha eleitoral da CDU;
  • O candidato do PSD à Junta de Freguesia de S. Bartolomeu (Senhor Carlos Carronha), não está disponível, por motivos de agenda pessoal e familiar, para o dia proposto como alternativa;
  • Os candidatos do PSD aos vários orgãos autárquicos e os representantes das Comissão Política do PSD de Vila Viçosa e da Comissão Política Distrital de Évora do PSD não falharam até agora qualquer dos debates agendados na Rádio Campanário, assegurando a presença de vários dos seus membros com sacrifício pessoal e de agendamento perturbador para as suas vidas familiares e profissionais, mas sempre quiseram honrar os seus compromissos e assegurar o respeito que os orgãos de comunicação social e seus profissionais lhe merecem, ao contrário de outras forças políticas locais que por diversas vezes já demonstraram não balizarem as suas atitudes pelas mesmas referências;
  • O PSD respeita os impedimentos e transtornos causados aos vários intervenientes, incluindo à Rádio Campanário, tendo sempre concordado com a procura das datas mais acertadas à disponibilidade de todos os envolvidos, aquando da discussão conjunta das mesmas;
  • O PSD não está disponível para, em fase posterior a tal acerto, aceitar alterações propostas aos debates radiofónicos agendados e acordados entre todas as forças políticas, por motivos que não sejam de força maior, muito menos por agendamentos posteriores de acções de campanha eleitoral de outras forças partidárias.

A Estrutura de Campanha Autárquica do PSD de Vila Viçosa

A CPS do PSD de Vila Viçosa

12 comentários:

Anónimo disse...

Boas tardes caros amigos Libatos
A umas semanas estava sentado numa esplanada de Vila Viçosa e...
Cerveja aqui, cerveja ali, e passado uns tempos estava a pensar na maneira de atrair turistas nacionais e estrangeiros :
Vou passar a descrever algumas delas na área do turismo, outras áreas se seguirão.
1 – Porque não criar uma secção (verdadeira e com pessoas de competência, pessoas sem interesses políticos e que entendam do assunto) de turismo?
2 – Porque não promover Vila Viçosa, junto de outras câmaras, fazendo a de V.V. o mesmo, conseguindo desta forma uma “permuta” de turistas?
3 – Investir numa publicidade televisiva? (sei que é dispendiosa, mas o retorno pode ser muito)
4 – Celebrar com a Fundação da casa de Bragança um acordo, em que a Câmara ficava responsável pela sua envolvente, desta forma podia-se arranjar e criar um circuito diurno e nocturno para a população que tanto gosta de caminhar. Com um simples acordo resolveria se dois problemas (falta de uma via para peões e turistas / acabava-se com a mata existente que daqui a uns tempos não permite que se veja as muralhas)
5 – Umas casas de banho públicas inseridas na paisagem urbana (Castelo, Palácio, Praça da Republica e zona desportiva)
6 – Aproveitar o Cine teatro de Vila Viçosa:
- Pelo menos todas as semanas a visualização de 1 filme em 2 horas distintas;
- Bimestralmente exposições de pintura, fotografia, dança, teatro, escultura – alterando este mesmo (podia não ter ninguém nos primeiros tempos, mas aposto que ao fim de uns meses ou mesmo um ano, iria ser reconhecido nacionalmente)
7 – Continuação da Feira da Saúde alternando anualmente com a FIMAL
8 – Exposições temporárias na Avenida Bento de Jesus Caraça e Praça de República
9 – Criação de um circuito Museológico, Religioso, Cultural, Arquitectónico e industrial (pelo menos no verão aproveitando as “pessoas” que não gostam de praia e os turista que preferem conhecer o interior do país, com a promoção junto de outras câmaras era sucesso)
10 – Criação de 3 associações na área da chamada vida nocturna, comércio e restauração, que defenda o interesse de todos.
11 – Um parque de campismo, actualmente um motor para a promoção de Vilas Históricas (de outras também)
12 – Investimento na divulgação das actividades taurinas
13 – Aproveitar os diversos largos que V.V. nos proporciona, para a realização de concertos ao ar livre
14 – Recomeçar a realização do encontro das Tasquinhas conjuntamente com a realização de exposições de artesanato
15 – Criação dos projectos jovens em movimento, aproveitar os jovens para os sensibilizar para os problemas da vida através de actividades ao ar livre no verão e durante o inverno em recintos fechados (podendo mesmo ser a chuva, eu apanhei muita e não me queixava...)
Como podem ler estão aqui 15 ideias, que não custa muito monetariamente e podem ser facilmente concretizáveis, basta um pouco de esforço e vontade.
Proximamente apresento mais dentro da mesma área, começando noutras ao longo do tempo.
Assim me despeço com os meus profundos abraços a todos os (agora) Calipolenses.
É claro que vou votar e apoio uma candidatura, (não digo qual) talvez a minha...hehehehe
Por agora tratem-me por Martim Afonso de Sousa

Anónimo disse...

Obrigado Borba!

O melhor era pedir ao Prof. Sá que tentasse conseguir alguns investimentos e apoios cá para a terra dos Duques... ah é verdade já o fez com a Escola Secundária! mais vale começar já a negociar a integração no Concelho de Borba a ver se o Prof Sá desenvolve isto... que nesta Vila é só Duques incapazes e vassalos comprometidos...

Anónimo disse...

É pena Vila Viçosa tenha tido um autarca de costas viradas para a juventude. Perguntem aos Alunos da Escola Secundária quanto os Pais não auxiliaram para proporcionar visitas de estudo.
Estou de acordo com a decisão tomada pela Estrutura de Campanha Autárquica do PSD de Vila Viçosa relativo aos debates.
Só revela que os outros candidatos demonstram arrogância e desprezo pelo eleitorado.
Também nos poderá indicar o analfabetismo político e as cabeças oucas de ideias que devem estar proíbidos de falar pelo chefe Condenado Stalin, só ele pode falar...!!! Será?
Alguém sabe o que se passa com o binómio Tachista, Oportunista - Roma/PS?
Portugal passou a ser o País mais pobre da Europa com o duo Condenado Stalin e o binómio Tachista, Oportunista Roma/PS, Vila Viçosa infelizmente caminhará para o Concelho mais pobre de Portugal.
FORÇA PSD MOSTREM IDEIAS, MAIS E MAIS PARA LEVAR VILA VIÇOSA AO SEU PEDESTAL DE PRINCESA DO ALENTEJO

Anónimo disse...

Martin Afonso de Sousa

Li com atenção as suas quinze ideias digo-lhe desde já que não sou candidato a nada e por isso agradeço como Calipolense que um vizinho da Cidade contribua para este local levando-nos a todos aqueles que se preocupam com Vila Viçosa a discutir alternativas a esta governação Autárquica desastrosa, colocando à discussão sem nos ofender-mo-nos.
Vila Viçosa só por si é um cartão de visita desejável e apreciável por todos os visitantes, mas tivemos 12 anos de governação autárquica de costas voltadas para o Turismo. Veja bem o Presidente ainda não compareceu em nenhuma reunião promovida pela Agência de Turismo do Alentejo.
Só com um Candidato com iniciativa e criatividade poderá Vila Viçosa sair do marasmo da ignorância.
Agora que Borba passou a cidade não querem o Condenado para Encarregado Geral? As funções dele aqui eram de um perfeito encarregado geral camarário.

Anónimo disse...

Numa resposta saudável e de profunda simpatia ao Henrique Pousão:
16 – Criação de um pólo de turismo de negócios, congressos e exposições (C.T.N.E.V.V.)
17 – Parque temático sobre as pedreiras ( e que tal dentro de uma desactivada ?)
18 – um hotel destinado principalmente a jovens. (a pouco tempo estive num em Berlim, cada dormida custava 10 euros por noite, com direito a casa de banho e pequeno almoço) dormíamos 6 em cada quarto, na boa.
19 – Criação da marca “feito em” Vila Viçosa
20 – Incentivos aos produtos tradicionais
21- Abertura de um espaço junto do palácio para a venda dos mesmos. ( e se for transportável ? ex: uma carrinha feita loja)
22- Dispor aos nossos visitantes um guia actualizado de Vila Viçosa em diversas línguas, com referencias a história, localização, monumentos, dormidas, restauração, colectividades, comercio, serviços e localização de pedreiras que possam ser visitadas
23 – Elaboração de uma ciclo via com percursos dentro e fora de V.V.
24 – Reformular as festas dos capuchos. Isto é, actualiza-la, para que jovens, graúdos e idosos se possam divertir. Da forma que esta elaborada é mesmo só para jovens.
25 – Realização de um protocolo com a Igreja que permite-se uma maior visibilidade nacional. Ex: Santiago de Compostela e os seus caminhos.
26 – Diversos torneios desportivos. Quem não se lembra dos famosos jogos de fut-sal na Senhora da Lapa a noite?
27 – E que tal a reconstrução do antigo mercado municipal??? Esta desculpem lá, mas foi a maior asneira que se fez em V.V., destruir aquela peça arquitectónica! Os culpados deviam ir a tribunal pagar pelo que fizeram, destruíram património de todos os Calipolenses. (desculpem este desabafo)
28 – E que tal um concurso fotográfico para elaboração de postais de V.V. ?
29 – Aquisição da Casa de Florbela Espanca, para se fazer um museu dedicado à mesma
30 – Visto estarmos independentes “viniculativamente”, que tal apoiar um jovem que temos em V.V. que se tornou especialista de vinhos, para mais e melhores degustações de vinhos.
Em poucos minutos arranjaram-se mais umas ideiazinhas baratinhas (excluindo o hotel), que com um pouco de vontade se podiam realizar.
Dedicado a todos os Calipolenses e de um modo geral a todos os Portugueses que tenham bom gosto.
PRINCESA DO ALENTEJO E RAINHA DE PORTUGAL VV

Assinado
Martim Afonso de Sousa

Anónimo disse...

Exposição “Esperando o Sucesso”: impasse académico e modernismo de Henrique Pousão, no Museu Nacional Soares dos Reis do Porto, de 26 de Março a 28 de Junho de 2009.
No âmbito dos 150 anos do nascimento de Henrique Pousão, o Museu Nacional de Soares dos Reis do Porto realiza uma exposição centrada numa obra singular do célebre pintor.
Esperando o Sucesso é uma pintura singular de Pousão, realizada em Roma em 1882, na qual se representa o tradicional tema do descanso do modelo no atelier do artista. Esta obra obteve impacto imediato na época, tendo sido publicada, antes da sua exibição pública em 1883, na revista A Arte Portuguesa.
Esperando o Sucesso: impasse académico e modernismo de Henrique Pousão reúne pinturas, esculturas e desenhos de diferentes autores nacionais e internacionais, entre os quais: Soares dos Reis, Columbano, Aurélia de Sousa, António Areal, José Escada, Francesco Caroto, Antonio Mancini e Vaillant Wallerand. A exposição oferece uma rara oportunidade para explorar o quadro Esperando o Sucesso, uma das pinturas mais famosas de Pousão, ao longo de um percurso que relaciona mais de 60 obras e inúmeros documentos.
Henrique Pousão, nascido em 1859 em Vila Viçosa, foi um dos mais promissores e originais pintores da sua geração. Apesar de ter morrido muito jovem, aos 25 anos de idade, a sua obra constitui um marco de enorme relevância para a cultura e a arte portuguesas.
O Museu Nacional de Soares dos Reis tem o privilégio de possuir a maior colecção de pinturas de Henrique Pousão, dispondo ainda de um conjunto significativo de obras de pintores portugueses, seus contemporâneos, entre os quais Silva Porto, Marques de Oliveira e Artur Loureiro.
Nesta exposição, para além das obras pertencentes ao Museu Soares dos Reis, serão incluídos desenhos do Museu da Faculdade de Belas-Artes do Porto, muitas peças de diversos Museus Nacionais e colecções particulares, bem como imagens e pinturas pertencentes ao Museu de Belas-Artes de Lille, à Colecção Frugone de Génova e ao Museu da Fotografia de Roma.
Do conjunto das obras, destacam-se as esculturas de Soares dos Reis, O Artista na Infância e o Abandonado, assim como o Álbum da Vida de Pousão, pertencentes a Colecções privadas portuguesas.

PARA MUITA GENTE EM VILA VIÇOSA, HENRQUE POUSÃO´SIGNIFICA APENA SALGUÉM OM UMA ESTATUA NA PRAÇA, TRATA-SE DE UM DOS MAIORES NOMES DA PITURA PORTUGUESA, UM GÉNIO PRECOCE QUE SE FINOU COM APENAS 25 ANOS DE IDADE...

E QUE TAL TRAZER ESTA EXPOSIÇÃO A VILA VIÇOSA?
O QUE VAI SER FEITO EM VILA VIÇOSA EM HOMENAGEM AOS 150 ANOS DO NASCIMENTO DE HENRIQUE POUSÃO?

Anónimo disse...

Estou contente com a elevação cultural que começamos a ter neste espaço, com tendência a aumentar com o aparecimento de gente atenta e com iniciativa de querer ajudar à mudança tão esperada de Vila Viçosa.

Como também quero a mudança assente na iniciativa e na criatividade imaginada pelo candidato do PSD, aproveito para
dar uma achega e desafiar a inteligência criativa de todos a deslocar o Museu do Mármore para uma pedreira desactivada e aí sim mostrar aos visitantes as várias fazes da extracção até ao acabamento em produto final. Criar nesse espaço uma oficina aberta aos artistas para trabalhar o mármore,uma loja de recordações.

A estação de Caminhos de ferro passaria a albergar um Museu Ferroviário. Esta estação se continua assim sem rei nem roque vai cair e perde-se um conjunto ferroviário que não é normal existir neste País.Pelo menos ferro velho já tem, só falta cair o resto das instalações envolventes.

Para comentador 26 de junho 20:49

Se lêr com atenção o sitio do PSD encontrará o nome Pousão e o que se pretende fazer para que nome não caía no esquecimento dos Calipolenses.

Nós em Vila Viçosa temos vários artistas não é só o Pousão.

Penso que só com o Candidato do PSD que apresenta uma boa base criatividade, preparação,visão,e iniciativa poderemos sair deste impasse em que nos encontramos.

Anónimo disse...

São de facto criativos!!! Essas ideias já vão estando gastas ali para os nossos vizinhos da cidade de Borba.
Museu ferroviário?? Igual ao de Estremoz?? Deve ser para rir??

Anónimo disse...

Ó amigo das 28 de Junho de 2009 18:39, veja a minha ideia nº 17 .
Que tal ?

Abraços
Assinado
Martim Afonso de Sousa

Anónimo disse...

Aos nossos amigos da cidade de Borba. Digo cidade com orgulho e simpatia, note-se que sou libato. Mas a arrogância é um pecado e algums saboleiros de repente, sem mais, pensam que devem dar lições de tudo aos libatos. Nem estes devem dar lições aos saboleiros nem os libatos. Não estraguem com a arrogância a amizade que une estas duas terras. Se são cidade sejam citadinos, sejam alegres orgulhem-se disso mas não se armem agora em superiores. Não se deixem ir atrás de uns quantos que possam ter recalcados algumas coisas com pessoas de Vila Viçosa, os saboleiros no geral tem que estar orgulhosos e felizes, não arrogantes porque a arrogância é sinónimo de pouca firmesa nas convicções.
Os meus cumprimentos aos saboleiros e a muitos amigos que lá tenho na cidade de Borba.
Atenção não sou do PS sou do PSD e libato.

ANTI-CDU´S disse...

Ora bem... É estranho ver que este executivo camarário aposta tudo nos idosos e relega para um segundo plano todos aqueles que são o futuro de Vila Viçosa. Como toda a gente sabe, as escolinha de futebol da Liga dos Amigos de "O Calipolense" realizou vários encontros de cariz desportivo (um dos quais em Faro) e em nenhum deles teve o apoio da autarquia (digo apoio, pois a cedência do autocarro também deveria fazer parte desse apoio)!
O mais grave é que os idosos votam, mas não se esqueçam que os pais dos miudos (que por norma são 2) também o fazem. A autarquia tem perdido votos em Vila Viçosa e isso nota-se.
Em Bencatel continua a vencer porque para aqueles lados de Moscovo vai tudo de mão beijada!

Continuo a afirmar que o vereador do Desporto e da Cultura deveria fazer uma restruturação dentro do seu gabinete, pois este está recheado de gente inútil e incompetente!

OU MELHOR!

DEVERIAM SER TODOS METIDOS NO MEIO DA RUA PARA VER COMO É SER DESEMPREGADO NUMA TERRA SEM FUTURO, QUE É O SE OBSERVA POR ESTA VILA COM MANIA DE CIDADE!

Contudo, acredito que haja gente que consiga realizar algumas coisas boas! Mas essas pessoas infelizmente não estão na câmara de forma a poder dinamizar esta Terra!

Gostaria de deixar aqui o meu voto no PSD, pois vai ao encontro dos meus ideais!

POR MIM O SR. PALMA RITA JÁ GANHOU...

Anónimo disse...

Para 28 junho de 2009 23:48

As ideias estão gastas mas não aplicadas.

Por sermos um país de ideias não passamos da cepa torta e por isso estamos na cauda da Europa...!

O sr. já viu alguma vez um museu ferroviário a sério. Para si o de Estremoz dá-lhe para rir a mim dá-me para chorar, chorar, chorar...!

Já viu a dinâmica arquitectónica, técnica e rara da estação de Vila Viçosa. Aconselhava-o a dar uma volta a pé e olhar com olhos de ver, para verificar que tristes são os que não querem ver e acreditar na realidade.

Para o ajudar a intervenção teria que ser profunda desde o restauro das áreas cobertas até à escolha da maquinaria.

Para não rir mais e como mostra desconhecimento do que é um Museu Ferroviário visite um local inglês sobre o assunto que fica com alguma ideia como se fazem estes Museus.

O mal deste País é criticar por criticar mas a alternativa fica viúva e a pratica do desenvolvimento, criatividade e iniciativa que o PSD está a tentar mostrar para estas eleições não passa de um filme de terror para os da CDU e dos PS/ROMA e Mulher...!