quarta-feira, 14 de julho de 2010

PRECISAM-SE COMPETÊNCIAS DE GOVERNAÇÃO LOCAL PARA ESTANCAR O DESEMPREGO

Sinceramente, não conseguimos entender em que âmbito se inscreve esta actividade da Câmara com os reformados do parlamento, nem os efeitos que se possam esperar daqui para a resolução dos problemas de Vila Viçosa.

Seria preferível trazer alguns governantes e deputados activos a Vila Viçosa para se aperceberem das dificuldades do concelho em condições de apoio à saúde e na crise que afecta a actividade económica dos mármores, resultando num aumento do desemprego que ainda não abrandou em nenhum dos meses deste ano.


É aliás bem estranho e decepcionante que por parte da Câmara ainda não se tenha verificado a realização directa ou indirecta de iniciativas explícitas no âmbito da promoção do sector dos mármores, âncora da economia e do emprego local, que atravessa uma forte crise em consequência do agravamento conjuntural da situação financeira do país.


Certo é que o desemprego diminuiu -1,6% entre Maio e Junho no Continente, o mesmo acontecendo no Alentejo (-3%), mas... em Vila Viçosa, o desemprego contraria essas tendências e cresceu +4%.

Em Junho, os desempregados de Vila Viçosa inscritos no Centro de Emprego de Estremoz subiram para 384, contra 369 em Maio (+4%). Verdade parece ser que, desde que o PS ganhou as eleições autárquicas e se instalou na Câmara de Vila Viçosa, o desemprego já aumentou 22% no concelho. E não vale o argumento de que a crise é geral, porque só em parte ele assenta, pois o mesmo desemprego, no Alentejo, cresceu 6% em igual período, num ritmo preocupante mas bem inferior ao verificado por aqui. 

Apesar disso, de apoios à actividade económica do concelho, por parte da Câmara, nada se vê, antes pelo contrário, como foi a revogação da isenção das taxas as empresas e comércio.


A Câmara continua sim mais preocupada em manter o seu Presidente em permanente campanha de autocarro durante os passeios dos idosos aos fins de semana, indiferente à crise financeira que ainda se agravará mais com tal falta de responsabilidade na gestão.

Também o show-off mediático é permanente, com a repetição periódica de notícias sobre o início da construção de infra-estruturas da área da saúde que são promovidas por entidades particulares de solidariedade social e não pela Câmara. Mas, leia-se a notícia acima e veja-se a habilidade de não mencionar o nome da entidade promotora, mas as declarações sobre a infra-estrutura são do Presidente da Câmara.

Lamentável. Seria bem mais interessante e benéfico para Vila Viçosa que o Presidente da Câmara revelasse outras habilidades, nomeadamente de governação local, para além destas.

9 comentários:

Anónimo disse...

A incompetencia da Camara é logica.
Quando um partido escolhe pessoas populares para ganhar votos dá no que dá.
Já no anterior executivo o Galhofas fazia figura de corpo presente e mesmo o viegas não passava de um bom rapaz.
Agora é o mesmo, manda o Chagas, o Roma serviu para ganhar votos na Direita e nos padres, e a vereadora de Bencatel (que nem sei o nome) foi só para ganhar votos aos comunistas de Bencatel.
Agora aguentem-se...è só nulidades.

Anónimo disse...

ENTÃO E NÃO É QUE A BANCADA DA CDU (Comunistas) NA ASSDEMBLEIA MUNICIPAL POR INSTRUÇÕES DO MANUEL CONDENADO VOTARAM CONTRA A ISENÇÃO DE TAXAS PROPOSTA PELA CÂMARA.

Anónimo disse...

Tem razão este comentário. Não interessa o que se pode fazer se a equipa é boa ou não. O que impoorta é ganhar o poder, depois logo se vê.
O concelho fez mal em não ter apostado no Palma Rita. Tenho a certeza pelas ideias que expôs teria sido o Presidente ideal para neste momento para pôr a Câmara nos eixos.
Basta olhar para estes 11 meses de governação camarária para se ver que não sabem o que vão fazer com o poder.
Vila Viçosa ficou parada 11 meses e vai ficar mais 3 anos. No fim me diraõ se tenho razão.

Anónimo disse...

5000 exemplares para enganar o povo.
Já lá vão 9 meses e como se vê na revista de propaganda Socialista é só festas e festinhas, passeios e apresentação de obras megalomanas.
Haverá alguma coincidencia com outra Camara?
Qual a diferença da forma de gestão comparada com a do Eng Socrates?
Propaganda e mais propaganda, festas para calar o povo e continuamos a afundar.
Parem e pensem, que futuro é este para Vila Viçosa????

Anónimo disse...

Lindo, Sabiam que o Concelho de Vila Viçosa tem 3800 moradas postais?
Como somos uma terra rica a Camara manda fazer 5000 exemplares para explicar que nada fez.
Mais grave, reparem que as revistas não foram feitas em Vila Viçosa, onde existem 2 graficas, em que 1 emprega mais de 30 pessoas.
Então quem fez?
Uma tal de ARP, empresa de Socialistas que trabalhou a campanha do PS em Vila Viçosa.
Anda cá Condenado, mesmo maluco és um Santo.

Anónimo disse...

Outra deserção do psd, daqui a bocado não tem ninguém, saia para o terreno a descobrir as falhas de estes trafunhas, que são muitas, falem com os funcionários da câmara, vão para o terreno, se querem ganhar as próximas eleições...Betos

Anónimo disse...

O ano passado foi dito pelo Parraça e companhia que era um desperdicio de dinheiro o que fez o antigo executivo no largo dos capuchos.

Que tinha enchido o largo com brita e savre durante 12 anos sem necessidade nemhuma, a unica intenção que tinham era de ganharem a percentagem que recebiam em cada carga, que era despejada nos capuchos!

E ENTÃO AGORA QUEM É QUE ANDA A RECEBER AS PERCENTAGEM DAS CARGAS? È QUE O LARGO ESTÁ CHEIO DE SERRINHAS DE SAVRE (TERRA PARA ESPANHAR), E JÁ NEM SE FALA DO QUE FOI ESPANHADO NO OUTEIRO DO FICALHO!

PARECE QUE ANDOU UMA MAQUINA DE ALUGER, QUE ERA PARA ANDAR A CAVAR, PASSOU O TEMPO A TRASPORTAR CIMENTO PARA PEDREIROS CHUBAREM PAUS, COM UMA AUTO BATONEIRA PARADA NO ESTALEIRO!

ASSIM É QUE SE GANHA O DINHEIRO

ATENÇÃO ISTO É GRAVE!

E a rapaziada do PSD ainda estão de férias, ou estão a negociar a entrada ás escondidas para a câmara! O NOVO PSD vão para o terreno, estes gajos estão a meter os pés pela cabeça...

è que não pode ser só o condanado a fazer oposição...

Anónimo disse...

Cpmeçam a crescer dúvidas fundadas de que foi um erro de casting a eleição do Roma socialista para a Câmara. Até agora nada se vê de importante para o Concelho. Nâo se vê nem é explicado o que se pensa e que planos tem o Roma para esta Terra que cada vez se confunde mais com uma aldeia. Ou está tudo em segredo dos Deuses ou não têm ideia nenhum sobre como resolver os problemas que existem e os que virão. Apesar de ser engraçado as festas e a animação cultural pôs claramente a nu a fragilidade cultural e criativa dos responsáveis camarários, tudo o que aconteceu e foi feito até um encarregado geral promovia e fazia e talvez com mais qualidade. Há encarregados gerais com grande criativadade e cultura. Não gostaram do Palma Rita porque era de Pardais e morava em Évora, mas que mostrou no seu programa que sabia pensar e criar. Paciência.

Anónimo disse...

Ok
falemos de politica. Há quase 12 meses na Câmara não se conhece nada sobre os planos Executivo. Não se conhece como vai executar o seu Programa eleitoral com o qual ganharam a Câmara. Ou não há Plano??
Obras emblemáticas de mandato como o Centro de Saúde e a Biblioteca, onde estão??
Como se reúne di´nheiro para as obras se tanto se gasta??
Onde está o Plano de dinamização do Turismo de Vila Viçosa tão necessário é para os nossos comerciantes e Restauração??
Onde está o Plano ou medidas de revitalização do nosso tecido económico, nomeadamente os mérmores e empresas dependentes desta área??
Onde está o Plano de Diversificação de actividade económica para menos prejuizos da população quando o mármore está em crise??
São só planos que foram propostos em campanha e que foram prometidos discussão pública??