domingo, 15 de fevereiro de 2009

CULTURA E EQUIPAMENTOS DE LAZER EM VILA VIÇOSA


A notícia de que o município de Vila Viçosa vai construir em 2009 a Biblioteca e o Arquivo Municipal, num investimento de cerca de 2,4 milhões de euros, é uma boa notícia para o Alentejo em geral e para os calipolenses em particular.

Se a localização (o edifício vai ser construído junto ao Museu do Mármore, instalado na antiga estação de caminho de ferro) pode ser discutível, decidida pela CDU e pelo PS que têm assento no executivo municipal, a iniciativa em si, só pode merecer toda a concordância e apoio dos calipolenses que terão ao seu dispor mais um equipamento de cultura para servir a população em geral, e, em particular, a população escolar do concelho, a acrescentar ao Arquivo Histórico Municipal, à Biblioteca Florbela Espanca e ao Arquivo da Casa de Bragança.

Se é verdade que com 12 anos de mandato da CDU, a notícia da obra peca por tardia, também não deixa de ser de referir a sua relevância intemporal, antes justificando a discussão sobre a qualidade do actual ambiente cultural e de lazer de Vila Viçosa, incluindo os seus equipamentos de apoio a tais condições:

Do ponto de vista do desenvolvimento integrado e equilibrado de um concelho como Vila Viçosa, a qualidade do ambiente cultural e de lazer assume uma dupla importância, decorrente, por um lado, do seu contributo directo para a atractividade turística e comercial de visitantes externos e, por outro lado, da imagem de atractividade que o concelho consiga transmitir aos quadros altamente qualificados que optem por nele trabalhar e residir, conquistados pela qualidade ambiental em que podem viver e proporcionar aos seus filhos.

Por isso, justifica-se a discussão em torno do grande tema que é o das condições proporcionadas pelo concelho de Vila Viçosa, do ponto de vista cultural e de lazer, para atrair novas empresas e empregos para os jovens recém-licenciados ou quadros experientes, altamente exigentes quanto à qualidade do ambiente cultural e de lazer que podem proporcionar à sua famíliaface a outros locais que os assediam para fixação, no quadro de uma crescente e desenfreada competição dos vários locais (concelhos e regiões) pela sua fixação:

Se no âmbito histórico-patrimonial, Vila Viçosa é uma referência no Alentejo e no país, já quanto à animação e atractividade desse património em benefício da valorização da imagem do concelho, parece haver um trabalho ainda incipiente e um ainda longo caminho a percorrer.

O mesmo é de supor quanto às condições de exercício de um lazer cultural com alguma erudição, na medida em que a oferta de actividades culturais desse tipo (que se coadunam perfeitamente com a dimensão histórica do local e por isso mesmo poderiam afirmar-se como distintivas) deixam ainda muito a desejar.

É por isso legítimo questionar se, ao fim de 12 anos de gestão municipal da CDU, a qualidade, quantidade e frequência da actividade cultural do concelho melhoro substancialmente ou não.

Não temos dúvidas de que alguma coisa terá melhorado. Mas, a discussão deve sim colocar-se quanto ao grau e intensidade desse melhoria, à luz de um período ininterrupto de 12 anos de exercídio de poder autárquico pela mesma força política.

Em 12 anos, a cultura e o lazer mudaram substancial e significativamente para melhor em Vila Viçosa, ou nem por isso?

5 comentários:

Anónimo disse...

Não tenho duvidas da necessidade de uma Biblioteca, coloco a questão é sobre a enormidade da obra. Temos um Concelho com pouco mais de 10 000 habitantes em que e segundo estatísticas apenas 5% da população usará a referida, logo vamos investir 2,4 milhões de Euros para 500 pessoas.

Logicamente que poderá ser um incentivo a que mais pessoas passem a utilizar um espaço de cultura, mas quando temos o Cine-teatro fechado, o museu do mármore inactivo, entre outros espaços, questiono-me sobre esta opção.
Referi 2 espaços fechados que segundo a Autarquia é por falta de utilizadores, logo temos espaços culturais sem visitantes e vamos construir um novo de 2,4 milhões para ser mais 1 sem utilizadores.

Então porque não se alarga 1 dos espaços e se constrói uma Biblioteca mais pequena? Poupavam muito dinheiro e juntando dois espaços haveria mais probabilidades de impulsionar a Cultura de ambos.

Anónimo disse...

http://viriatos.blogspot.com/2009/02/vila-vicosa-e-o-pior-presidente-de.html

Anónimo disse...

Fui ler esse site, blog que é indicado e acho que a discussão é parva e mal feita, o que mostra que deve vir dos gajos do Ps que são uns tótós.

Estão apenas a distrair as atenções, para que ninguém pergunte de onde é o candidato do PS. Do do PSD sei eu que o conheço que veio para esta vila ainda bem pequenito e aqui andou à escola primária até final do liceu, foi meu colega e de muitos outros.

Ainda aqui mora a família do rapaz, por isso deixem-se disso, porque há mais candidatos que também não nasceram cá e nem por isso deixam de ser de cá, porque cá viveram e moram ou vêm com frequência.

Deixem-se de merdas que essa discussão é de mau cagador, a quem até as calças empatam. Falem de coiisas sérias e de ideias. Se não as têm, então vão passera para outro lado, lá para junto do vosso chefe, que estão bem acompanhados.

Anónimo disse...

bom, nem sei se deveria comentar algo neste blog uma vez que a discussão parece estar a descambar no nivel... pergunto-me para quê a moderação dos comentários quando comentários como o das 22:08 são aprovados...

uma vez que se fala em infra-estruturas e desporto, muita coisa esta mal, mas muita coisa melhorou...

praticar desporto passou a ser gratuito, quer no polidesportivo quer nos courts de ténis, é bem verdade que se o custo é aliciante o estado de conservação dos mesmos é lastimável.

a biblioteca é uma obra necessária embora o seu custo e projecto possam ser discutiveis, a revitalização do cine-teatro é também uma urgência... revitalizar movimentos como o "culturarte"... enfim chamar de novo à vida cultural e social os calipolenses que parecem andar afastados, agastados de tudo...
bem hajam e elevação meus senhores...

Anónimo disse...

http://viriatos.blogspot.com/2009/02/qual-e-o-pior-presidente-de-camara-do_3239.html